Religiosidade e fé

Papa Francisco: conheça a história do santo que deu o nome ao líder religioso!

Por Redação João Bidu 20/12/2017 ÀS 14H00
Na imagem, o papa francisco carrega um animal nas costas como são francisco de assis. História do santo. Na imagem, o papa francisco carrega um animal nas costas como são francisco de assis. História do santo. - Divulgação/gazetadopovo.com.br

Ao se tornar líder da Igreja Católica, o antigo cardeal deve escolher um nome para ser conhecido, geralmente em homenagem a algum santo. Assim, Jorge Mario Bergoglio se tornou Francisco I em referência ao religioso símbolo da humildade, defensor dos pobres e dos animais: São Francisco de Assis. Conheça a história do santo e sua semelhança com o atual papa!

História do santo

Francesco Bernadone (nome original) nasceu em Assis, na Itália, em 1182. Sua família tinha uma riqueza suficiente para que ele levasse uma vida sem preocupações. Quando jovem, ostentava um ar de príncipe que encantava, sua vida era boêmia e nutria uma ambição de ser cavaleiro legítimo.

No início de sua conversão, peregrinou até Roma, quando recebeu a ordem de Cristo na igreja de São Damião: “Vai restaurar minha igreja, que está em ruínas”. Ao resolver vender partes de suas mercadorias e, com o dinheiro, reformar uma pequena igreja que se encontrava em más conduções, o pai de Francisco o forçou a pedir desculpas perante o bispo local, mas o religioso resolveu despir-se de todas as suas roupas e as deixou aos pés de seu pai, afirmando que, a partir dali, abdicava toda a sua herança.

Na imagem, um quadro de são francisco de assis e dois companheiros franciscanos. História do santo. (Foto: Divulgação/oracaoefe.com.br)

Em sua missão, Francisco se manteve pobre, casto e obediente. Na primavera do ano de 1200, o missionário já não estava só: tinham-se unido a ele alguns valentes que pediam também esmola, trabalhavam no campo, pregavam, visitavam e consolavam os doentes.

Na última etapa de sua vida, recebeu no Monte Alverne as estigmas de Cristo, em 1224. Já enfraquecido por tanta penitência e cego, São Francisco de Assis recita o conhecidíssimo cântico das criaturas na igreja de São Damião. São Francisco de Assis morreu em outubro de 1226. Passados quase dois anos o “Pobrezinho de Assis”, como era chamado, foi canonizado pelo papa Gregório IX.

Papa Francisco e o santo

O pontífice, diferente dos seus antecessores, escolheu não ter toda a pompa oferecidos ao Papa. Ou seja, suas vestes são as mais simples (ao invés do manto vermelho com detalhes em ouro), sua cruz e anel característicos do cargo são feitos de materiais mais simples (como metal e prata respectivamente, ao invés do ouro). Além disso, rejeitou carros de luxo, doando-os à caridade, bem como, ainda como bispo, costumava andar de transporte público na Argentina.

Apesar do alto cargo que ocupa na Igreja, o Papa Francisco renuncia a toda riqueza que pode, faz sua própria comida quando pode, é humilde com todas as pessoas que encontra e sempre pede aos fiéis que ajudem o próximo, principalmente os mais pobres, doentes e necessitados.

Veja abaixo tweets abençoados do Papa Francisco:

Na imagem, o papa francisco carrega um animal nas costas como são francisco de assis. História do santo. Foto: Divulgação/gazetadopovo.com.br
Na imagem, lenha está pegando fogo. Na imagem, Tweets abençoados. lenha está pegando fogo. Tweets abençoados. Foto: Reprodução/Pexels
Na imagem, o papa está no cemitério. Tweets abençoados. Foto: Reprodução/Copyright L'Osservatore Romano
Na imagem, uma mão entrega flor. Tweets abençoados. Foto: Reprodução/Pxhere
Na imagem, o papa aperta a mãos de homens de outras religiões. Tweets abençoados. Foto: Reprodução/Copyright L'Osservatore Romano
Na imagem, uma mulher reza. Tweets abençoados. Foto: Reprodução/Pxhere
Na imagem, as mãos do idoso segura bengala. Tweets abençoados. Foto: Reprodução/Pxhere
Na imagem, uma criança na cadeira de rodas brinca. Tweets abençoados. Foto: Reprodução/Pixabay
Na imagem, o casal se abraça. Tweets abençoados. Foto: Reprodução/Pxhere
Na imagem, duas mulheres dão as mãos em consolo. Tweets abençoados. Foto: Reprodução/Pixabay
Na imagem, um homem reza na frente de uma cruz. Tweets abençoados. Foto: Reprodução/Pxhere
Na imagem, a freira ouve a mulher nos bancos da igreja. Tweets abençoados. Foto: Reprodução/Pxhere
Na imagem, as mãos do pai e da mãe segura os pés do bebê, onde está a aliança do casal. Tweets abençoados. Foto: Reprodução/Pxhere
Na imagem, o homem reza no escuro com um terço. Tweets abençoados. Foto: Reprodução/Pxhere
Na imagem, o casal conversa a beira do lago. Tweets abençoados. Foto: Reprodução/Pexels

LEIA TAMBÉM

Texto: Camila Ramos/Colaboradora noEmbed

0589