Religiosidade e fé

Nossa Senhora dos Navegantes: a protetora dos pescadores vai interceder pela sua vida

Por Redação João Bidu 31/01/2020 ÀS 10H30
Nossa Senhora dos Navegantes Nossa Senhora dos Navegantes - Equipe João Bidu

Nossa Senhora dos Navegantes, uma das faces de Maria, é celebrada no dia 2 de fevereiro. A Virgem Maria, com toda a sua graça, não deixa de olhar por todos aqueles que buscam sua proteção. Isso também acontece com os pescadores e todos os outros trabalhadores que se lançam ao mar para garantir o sustento de suas famílias. Por isso, se alguém da sua família trabalha desafiando a força do oceano, peça a intercessão de Nossa Senhora dos Navegantes e pode ter certeza de que a pessoa voltará para o lar são e salvo. Conheça a história e oração da santa!

A história

Uma das faces de Maria, Nossa Senhora dos Navegantes é cultuada em todo o mundo como a protectora dos navegantes e pescadores. A sua história teve início na idade média e propagou-se pelo mundo no período das navegações e descobertas com os europeus, principalmente os portugueses e espanhóis. Antes das suas viagens, os homens pediam à santa para retornarem aos seus lares com vida e saúde. O seu culto deu origem a igrejas e santuários e os seus milagres são comemorados com procissões em Cascais, Armação de Pêra, no Algarve, em Aveiro e Nazaré. A festa da santa tem como atracção a procissão náutica pela Ria de Aveiro, num itinerário com início no Cais dos Bacalhoeiros e término no Forte da Barra, contornando todo o porto de pesca longínqua, terminal industrial e o novo porto comercial

Oração a Nossa Senhora dos Navegantes

“Ó Virgem Maria, Nossa Senhora dos Navegantes, a Vós recorremos para que nos seja auxílio na travessia furiosa do mar da vida. A Ti rogamos, ó Mãe, porque Sois amparo e proteção dos fiéis que, chorando e com medo clamam por Vós, Mãe de clemência. Na vida nos encontramos, muitas vezes, como se encontraram outrora os discípulos; medrosos e assustados, pelas agitações do vento e do mar. E, rogando ao Teu Filho Jesus, obtiveram a ajuda necessária: ‘o mar e os ventos foram acalmados’ (Mc 4, 37-40). Por isso, Senhora dos Navegantes, que não cochila e nem dorme velando a humanidade, roga também ao Teu Filho, por nós, porque sem Ele, nada podemos fazer. Dai-nos Teu Jesus, ó Mãe, quando a noite escura do medo passar! Nossa Senhora dos Navegantes, rogais por nós!”

“Ave, estrela do mar, virgem poderosíssima, mãe e advogada de todos os que navegam no mar proceloso da vida! À vossa valiosa proteção confiou-nos o vosso divino filho, para serdes nossa guia, proteção, consolo e alento durante a nossa vida terrestre. Refugiando- -nos, cheios de confiança, debaixo do vosso manto maternal, sede-nos farol, sede-nos sempre a brilhante estrela do mar que nos oriente, afim de que nunca pereçamos, nem nos desnorteemos da rota que nos levará ao porto da eterna bem-aventurança, onde em companhia vossa, do vosso divino filho e de todos os santos gozemos a serenidade da vida em Deus para sempre. Amém.”

“Ó Estrela do Mar, mãe de Deus e nossa mãe, vós conheceis os perigos do corpo e da alma que ameaçam os marujos que cruzam os mares e oceanos. Protegei os navegantes e guardai os seus familiares que, ansiosos, ficam à sua espera. Nossa Senhora Estrela do Mar, luz nas trevas, farol nas tempestades do mar e arrimo nas borrascas da alma, orientai com segurança os navios em suas rotas. Virgem Maria, estrela do mar, dai fé, esperança, saúde e amor aos navegantes. Não permitais que Fonte: O poder da Oração - Rezar com o Espírito Santo, Editora Santuário Fonte: Orações e Santos Populares, Padre Paulo José Scopel, Salles Editora, 2004 96 - O Grande Guia dos Santos eles jamais se esqueçam de sua família. Guiai sua embarcação ao destino certo, e no fim da vida, recebei sua alma no porto seguro da eternidade. Nossa Senhora Estrela do Mar, rogai por nós.”

“Ó Nossa Senhora dos Navegantes, mãe de Deus, criador do céu, da terra, dos rios, lagos e mares; protegei-me em todas as minhas viagens. Que ventos, tempestades, borrascas, raios e ressacas não perturbem a minha embarcação e que monstro nenhum, nem incidentes imprevistos causem alteração e atraso à minha viagem nem me desviem da rota traçada. Virgem Maria, senhora dos navegantes, minha vida é a travessia de um mar furioso. As tentações, os fracassos e as desilusões são ondas impetuosas que ameaçam afundar minha frágil embarcação no abismo do desânimo e do desespero. Nossa Senhora dos Navegantes, nas horas de perigo eu penso em vós e o medo desaparece; o ânimo e a disposição de lutar e de vencer tornam a me fortalecer. Com a vossa proteção e a bênção de vosso filho, a embarcação da minha vida há de ancorar segura e tranquila no porto da eternidade. Nossa Senhora dos Navegantes, rogai por nós.”

“Senhora dos Navegantes, sois ideal e estímulo para uma vida perseverante de amor a Deus e de bondade para com o próximo. Sois a ‘a mais alta realização do Evangelho e o modelo perfeito do cristão’. Sois cheia de graça e bendita entre as mulheres. Todas as gerações vos proclamam bem aventurada porque vos fizestes a serva do Senhor. Dai-nos sempre vontade decidida de melhor buscar, conhecer e seguir Cristo. Amém.”

✞ “Vós que pelos merecimentos de Vosso Filho Onipotente, tudo alcançais em benefício da Humanidade, de quem Sois igualmente Senhora e Mãe. Vós que não desprezais as súplicas humanas e nem a elas fechais o Vosso coração compassivo e misericordioso. Iluminai-me, eu Vos peço, na estrada da vida, encorajai-me e encaminhai os meus passos e as minhas orações para o verdadeiro bem. Livrai-me de todos os perigos a que está exposta à minha fraqueza. Defendei-me de inimigos. Conduzi a minha alma para a morada dos Anjos, onde com Jesus Cristo, Vosso Filho e Nosso Senhor, viveis e reinais, pelos séculos. Amém.”

LEIA TAMBÉM

0651