Religiosidade e fé

Dia do amigo: orações poderosas para zelar pelos amigos

Por Redação João Bidu 16/07/2019 ÀS 06H00
dia do amigo 2019 dia do amigo 2019 - Foto: Unsplash

Cultivar boas amizades é manter laços com pessoas incríveis que ajudam nos momentos difíceis e que nos fazem crescer. Escolher quem está ao nosso lado é tarefa que requer tempo para conhecer melhor e sabedoria para reconhecer gestos verdadeiros de compaixão. Viagens, filmes, passeios e convivência diária são ótimas oportunidade para estar ao lado de um amigo. Para zelar por aqueles que são preciosos para você, confira esses salmos e orações para o dia 20 de julho, o Dia do Amigo!

Dia do amigo: para viver uma amizade plena

“O Senhor reina; regozije-se a terra; alegrem-se as muitas ilhas. Nuvens e escuridão estão ao redor dele; justiça e juízo são as bases do seu trono. Um fogo vai adiante dele, e abrasa os seus inimigos em redor. Os seus relâmpagos iluminam o mundo; a terra viu e tremeu. Os montes derretem como cera na presença do Senhor, na presença do Senhor de toda a terra. Os céus anunciam a sua justiça, e todos os povos veem a sua glória. Confundidos sejam todos os que servem imagens de escultura, que se gloriam de ídolos; prostrai-vos diante dele todos os deuses. Sião ouviu e se alegrou; e os filhos de Judá se alegraram por causa da tua justiça, ó Senhor. Pois tu, Senhor, és o mais alto sobre toda a terra; tu és muito mais exaltado do que todos os deuses. Vós, que amais ao Senhor, odiai o mal. Ele guarda as almas dos seus santos; ele os livra das mãos dos ímpios. A luz semeia-se para o justo, e a alegria para os retos de coração. Alegrai-vos, ó justos, no Senhor, e dai louvores à memória da sua santidade.”

Salmo 122: para ser feliz com os amigos

“Alegrei-me quando me disseram: vamos à casa do Senhor. Os nossos pés estão dentro das tuas portas, ó Jerusalém. Jerusalém está edificada como uma cidade que é compacta. Onde sobem as tribos, as tribos do Senhor, até ao testemunho de Israel, para darem graças ao nome do Senhor. Pois ali estão os tronos do juízo, os tronos da casa de Davi. Orai pela paz de Jerusalém; prosperarão aqueles que te amam. Haja paz dentro de teus muros, e prosperidade dentro dos teus palácios. Por causa dos meus irmãos e amigos, direi: Paz esteja em ti. Por causa da casa do Senhor nosso Deus, buscarei o teu bem."

oração para amizade Foto: Unsplash

Orações para o amigo

"Senhor, tua santa palavra nos diz: 'Quem encontrou um amigo, encontrou um tesouro'. Antes de tudo, quero agradecer-te pelos amigos, pela amizade que, sem dúvida nenhuma, completa o dom da vida. Obrigado, senhor, por ter alguém tão especial que sabe me compreender e, em todos os momentos, está disposto a me ouvir, a me atender, a me ajudar, enfim: está em mim. Agradeço, senhor, porque com amizade o meu mundo ficou diferente. Novo, sábio, belo e mais forte. Os amigos são frutos da vida. São presentes teus que completam a alegria da nossa caminhada. Nesta oração, venho te pedir, senhor: abençoa o meu amigo, protege-o, ilumina-o com o teu poder. Que, a cada dia, seja fortalecido, ainda mais, esse precioso dom da amizade. Que eu saiba compreender, amar e perdoar sempre, num testemunho de harmonia. Livra os nossos amigos e a amizade de todo mal. Amém."

"Pai, o senhor falava com Moisés como um amigo fala com o amigo. Louvo e agradeço pela amizade que o senhor tem para comigo e para com todos. O senhor sabe ser amigo, mesmo quando não sei corresponder a essa amizade. Venho ao senhor para rezar pelos meus amigos, aqueles a quem quero tanto bem. Sei que o senhor vai olhar para cada um com carinho. Peço que abençoe sua vida, sua família e seus empreendimentos. Sejam protegidos e amparados em suas necessidades. Que a alegria invada seus corações e vivam na paz. Que nossa amizade cresça sempre mais e sejamos amigos como o senhor sabia ser amigo de Lázaro, Maria e Marta. (Diga o nome dos amigos e faça uma prece a cada um). Amém."

 

Fontes: Padre Carlos Pessôa; Livro O poder da Oração - Rezar com o Espírito Santo (Editora Santuário).

LEIA TAMBÉM:

noEmbed

01298