Fale conosco

Religiosidade e fé

Deuses do Egito: saiba quais eram as principais entidades

A foto mostra um pedaço de papiro com ilustrações dos deuses do Egito - Foto: iStock.com/GettyImages

Os hieróglifos egípcios marcam o processo de transição entre História e Pré-História. Mas o povo do rio Nilo, uma das primeiras civilizações humanas, não se destaca apenas pela sua escrita no papiro. Na verdade, era a religião a mais relevante temática da sociedade egípcia. Afinal, as crenças nos deuses do Egito influenciaram todo o desenvolvimento cultural e o funcionamento do corpo social da nação do nordeste africano. A presença doutrinária da fé no Egito Antigo se fazia desde a política – é o primeiro Estado teocrático de que se tem notícia –, com o faraó sendo o líder do governo e principal sacerdote da religião, por representar na Terra o deus Sol, Rá, figura medular entre os deuses do Egito, passando por todos os atos do cotidiano do cidadão. O conjunto das ações de cada indivíduo seria lembrado, avaliado e julgado pelos deuses, a fim de conseguir se converter em Espírito Santificado e poder usufruir o prazer da vida eterna entre os deuses. “Tudo no Egito era relacionado à religião e aos deuses, que influenciaram todas as artes, roupas, objetos, perfumes e construções”, explica Gilberto Bacaro, mestre em kabballah egípcia.

Saiba mais sobre os diferentes deuses do Egito:
 

  • Amon-Rá ou Rá-Atum: Primeiro Deus do Panteão de deuses Egípcios. Responsável pela criação do mundo. É representado com o sol ou com a cabeça de uma ave de rapina no lugar da própria cabeça. Para os egípcios os faraós eram a reencarnação do deus Rá.

     
  • Tot: Filho de Rá, patrono da Lua, deus da sabedoria e da cura. Possui corpo humano e cabeça de ave. 

     
  • Sekhmet: Chamada de  deusa poderosa, filha de Rá. Deusa da destruição e protetora do sol. Tem a cabeça de leão e corpo de mulher.

     
  • Osíris: O mais importante descendente do deus Rá. Osíris foi o primeiro faraó egípcio. É o deus do julgamento e da vida pós-morte. Após o falecimento, os homens têm seu coração pesado para determinar a quantidade de benfeitorias realizadas ao longo da vida, no chamado Tribunal de Osíris. O deus é filho de Geb, deus da terra e Nut, deusa do Céu. Casado com sua irmã Ísis, deusa do amor, da fertilidade e da magia e pai de Hórus, deus do céu.

     
  • Ísis: Esposa e irmã do deus Osíris. Ísis é a deusa da fertilidade, do amor e da magia, descrita como piedosa e protetora. A deusa é representada com corpo humano e asas de águia.

     
  • Hórus: deus dos faraós e das famílias, é filho de Ísis e Osíris. Após o assassinato do pai, Hórus luta pelo trono com o tio Set. É representado com a cabeça de falcão e o corpo de homem. 

     
  • Hator: Esposa de Hórus, é a guardiã das mulheres e dos amantes apaixonados. É representada com o corpo de mulher e orelhas ou cabeça de vaca.

     
  • Set: Deus do caos, das guerras, da escuridão, da inveja e traição. Irmão de Osíris, Set assassina o irmão pois Osíris teria engravidado Néftis, esposa de Set. É representado com a cabeça de um tamanduá.

     
  • Néftis: Irmã de Ísis, Osíris e Set. Néftis é esposa de Set. Deusa das terras áridas, dos desertos e da morte. Néftis era considerada infértil, no entanto, teve um caso com Osíris e engravidou de Anúbis. Assim foi descoberto que Set não poderia ter filhos, o que causou a ira do deus do caos. A deusa tem características humanas e assume a forma de águia.

     
  • Anúbis: Deus dos mortos e doentes, responsável por conduzir as almas após a morte. Filho de Néftis e Osíris, foi responsável pelo embalsamamento e mumificação do corpo de Osíris. Representado com corpo humano e cabeça de chacal.

  LEIA TAMBÉM

Texto e entrevista: Fabio Toledo/Colaborador - Edição: Giovane Rocha Consultoria: Gilberto Bacaro, mestre em kabballah egípcia, autor de oito livros dedicados ao Egito, Antigo Egito e faraós

Por