Religiosidade e fé

Descubra o significado de importantes celebrações do calendário judaico

Por Redação João Bidu 26/09/2017 ÀS 11H45
A foto mostra alguns objetos sagrados do judaísmo. Calendário judaico A foto mostra alguns objetos sagrados do judaísmo. Calendário judaico - Foto: Shutterstock.com

Em todas as religiões existem datas que marcam celebrações importantes para aquela doutrina. Abaixo, confira alguns feriados que simbolizam períodos sagrados no calendário judaico.

Yom Kipur

Uma das festas mais importantes do ano para o judaísmo é o Dia do Perdão. Nenhum trabalho é permitido durante o Yom Kipur. “É uma data dedicada ao jejum, à oração e à reflexão, ao arrependimento e ao perdão. É traduzido na Sagrada Escritura de três maneiras: O Dia da Expiação, o Dia do Juízo e o Sábado dos Sábados. Tal data é santa para o Senhor, que mantém um ‘estatuto para sempre’, conforme Livro de Levítico 16, 29-32”, elucida Luciano Gomes dos Santos, professor de antropologia, filosofia e ciências sociais da Faculdade Arnaldo Janssen.

Sucót

O festival tem início no dia 15 de Tishrei – no calendário gregoriano, em outubro – e simboliza a proteção divina durante os 40 anos no deserto após a libertação do Egito.

Simchat Torá

Representa o fim e o início do um ciclo anual de leitura da Torá. De acordo com o professor de História do Canal do Enem Carlos Batista Alves Neto, é o dia do “Júbilo com a Torá” e também simboliza a entrega dos 10 mandamentos a Moshe (Moisés).

Chanucá (Festival das Luzes ou Festa da Dedicação)

Por meio do acendimento da chanukiyá durante oito dias, comemora-se a reinauguração e restauração do Templo Sagrado de Jerusalém depois do fim do domínio assírio.

Tishá B’Av

“9 de Av no calendário judaico é um dia de luto e jejum pela destruição do Templo Sagrado de Jerusalém e exílio do povo judeu”, lembra Carlos.

LEIA TAMBÉM

Texto e entrevistas: Érika Alfaro - Edição: Giovane Rocha

Consultorias: Carlos Batista Alves Neto, professor de História do Canal do Enem; Luciano Gomes dos Santos, professor de Antropologia, Filosofia e Ciências Sociais da Faculdade Arnaldo Janssen noEmbed

0439