Geral

7 Posturas de Yoga para relaxar o corpo e a mente

Por Julia Abud 26/03/2020 ÀS 13H00
Tenha o espírito mais leve com a prática da Yoga Tenha o espírito mais leve com a prática da Yoga - Foto por Form em Unsplash

Exercitar o corpo por meio das posturas de yoga é eficaz tanto para preparar a mente para a meditação, quanto para fortalecer os músculos do corpo. Para quem quer aliviar dores musculares e ter mais flexibilidade, a prática regular dessas posições possibilita ter mais domínio do corpo.

Além disso, para quem quer aprender a controlar melhor os pensamentos e exercitar a inteligência emocional, as posturas de yoga para relaxar são capazes de trazer total consciência corporal e reter por completo o foco da mente, ajudando a reduzir sintomas de ansiedade e a ter uma melhor noite de sono.

Portanto, se você quiser um exercício físico que faça bem para o seu corpo e para a sua mente, aposte nessas 7 posturas de yoga para relaxar que selecionamos para você.

Postura da criança (Balasana)

Ajoelhe-se sobre um colchão de yoga ou uma toalha estendida no chão. Deixe os dedões dos pés juntos e sente-se nos seus calcanhares. Expire levando seu tronco para frente, deitando sobre as coxas. Com cuidado, encoste a sua testa no chão e deixe os braços para baixo, na sua lateral, ou esticados acima da cabeça. Relaxe o corpo e não faça nada que cause dor. Fique nesta posição pelo máximo de tempo que você conseguir e, em seguida, volte para sua posição original - sentando sobre as coxas.

Postura da criança ou Balasana

Postura do pombo (Kapotasana)

Sente-se no tapete ou toalha e flexione apenas uma perna enquanto estende a outra para trás. Apoie as mãos ao lado da perna que ficou dobrada, inspire e, levemente, abra o peito e leve o tronco para traz. Então, inspire e expire lentamente, alongando as costas e os ombros - mantendo-os distantes das orelhas. Sinta também os músculos da perna sendo alongados.

Postura do pombo ou Kapotasana

Postura da cobra (Bhujangasana)

Deite-se de bruços no chão. Em seguida, coloque as mãos no chão embaixo dos ombros, deixe os braços dobrados e cotovelos juntos ao corpo. As pernas precisam estar bem esticadas e os pés juntos. Nessa hora, tenha cuidado com as postura; o pescoço deve ficar alinhado com a coluna. Então inspir, levante a cabeça e depois o tronco, formando, assim, um leve arco com o corpo. Para manter o equilibrio, pressione os peitos dos pés e as coxas no chão - a força não deve estar totalmente nos braços. Quando estiver com o tronco no alto, olhe para cima e relaxe os ombros. Expire e volte o tronco lentamente até o chão.

Postura da cobra ou Bhujangasana

Postura do cadáver (Savasana)

Essa postura parece muito mais simples do que realmente é, ainda que seja uma das melhores posturas de yoga para relaxar. Primeiro, fique deitado com a barriga para cima, deixe as mãos ao lado do corpo com as palmas viradas para cima e os pés afastados na largura do quadril. Inspire lentamente e feche os olhos. Para que a postura do cadáver esteja completa, é preciso ter total consciência do próprio corpo, até que consiga relaxar todos os músculos - desde a testa e a mandíbula até os dedos dos pés.

Postura do cadáver ou Savasana

Postura da borboleta (Baddha Konasana)

Ainda deitado, dobre os joelhos rentes ao chão, como se fosse sentar com as pernas cruzadas, porém de forma com que as solas dos pés fiquem unidas. Deixe os joelhos afastados e relaxados. Para ajudar nesta postura e manter a coluna reta, você pode colocar um cobertor dobrado ou uma almofada para apoiar os glúteos. Se quiser usar a postura para alongar, vale segurar os pés com as mãos e apoiar os braços nas coxas, empurrando-as levemente para baixo.

Postura da borboleta ou Baddha Konasana

Joelhos no peito (Apanasana)

O Apanasana é uma das principais posturas de yoga para relaxar. Deitado no chão. dobre os joelhos sobre o peito, abraçando as pernas. Fique de olhos fechados, inspirando e expirando profundamente, com total atenção. Em seguida, balance o corpo lentamente de um lado para o outro para relaxar e massagear a coluna. Nesse movimento, procure deixar o corpo completamente relaxado.

Joelhos no peito ou Apanasana

Vela na parede (Viparita Karanyásana)

Procure um lugar em que você possa se deitar no chão e esticar as pernas apoiadas na parede. Para isso, deixe o bumbum bem encostado na superfície da parede e levante as pernas para o alto. Deixe os braços esticados nas laterais do corpo e relaxe. Para deixar a posição mais relaxante, coloque um pequeno travesseiro, cobertor ou toalha no cóccix - isso ajuda também a alinhar sua coluna e diminuir as dores. Essa postura é uma ótima opção para quem está começando e ainda não quer se arriscar com as invertidas completas.

Vela na parede ou Viparita Karani

O que achou das posições de yoga para relaxar? Compartilhe com aquele amigo que sempre reclama de insônia e dores no corpo!

 

LEIA TAMBÉM:

01870