Geral

Entenda o que é Shantala e para que serve essa técnica

Por Cristty Saad 27/05/2020 ÀS 09H34
Tanto os bebês quanto os pets podem se beneficiar com a Shantala Tanto os bebês quanto os pets podem se beneficiar com a Shantala - Crédito: Dmitry Naumov/Shutterstock

Você sabe o que é Shantala ou já ouviu falar esse nome em algum lugar? Shantala é uma técnica milenar de massagem indiana, desenvolvida e indicada para bebês - e que também pode ser utilizada em pets.

Ela foi divulgada pelo médico francês Frédérick Leboyer, que ficou deslumbrado ao ver uma indiana aplicando a técnica em seu bebê, em um bairro pobre chamado Pilkhana, na cidade de Calcutá, na Índia. Leboyer, então, denominou a técnica em homenagem à mulher que havia encontrado em sua viagem à Índia; seu nome era Shantala. 

Na Índia, entretanto, essa prática não tem um nome específico, uma vez que já fazia parte dos cuidados rotineiros dos bebês antes mesmo da visita do médico francês ao país.

A técnica também conta com alguma influência da medicina ayurvédica, muito praticada na região.

Para que serve a Shantala?

A Shantala ajuda a aliviar as cólicas do bebê, aumenta as defesas do organismo e amplia os vínculos afetivos. Além disso, ela também pode ajudar no alívio de estresse dos pets.

Quando a Shantala é indicada?

Em geral, a Shantala é indicada para os bebês que já tenham completado um mês de vida. Porém, é sempre bom consultar um especialista antes de começar a fazer a massagem sistematicamente no seu bebê.

Quem pode aplicar a Shantala?

Qualquer pessoa pode aplicar a Shantala, desde que esteja familiarizada com as técnicas dessa massagem. Geralmente, ela é feita pelos próprios pais da criança, que são as pessoas com quem os vínculos afetivos do bebê devem ser reforçados.

Como já foi dito, a Shantala também pode ser utilizada nos animais, porém, a maneira como ela é aplicada é um pouco diferente da forma utilizada nos bebês. Portanto, é necessário conhecer as técnicas antes de aplicá-la, tanto nos bebês quanto nos pets.

Ficou curioso(a) para saber mais sobre essa técnica de massagem para bebês? Baixe o app Fortunica no seu celular e pergunte a um dos nossos consultores sobre esse e outros assuntos. Nós teremos muito prazer em te atender e ajudar você a esclarecer suas dúvidas.

Texto: Cristty Saad - Terapeuta holística e oraculista

Instagram: @cristtyoraculos

 

LEIA TAMBÉM:

02110