Geral

O que atrapalha o sono: 7 fatores prejudiciais ao descanso

Por Julia Abud 19/05/2020 ÀS 12H57
O sono não saudável provoca o cansaço, a irritabilidade e a perda de memória O sono não saudável provoca o cansaço, a irritabilidade e a perda de memória - Crédito: Marcus Aurelius/Pexels

Ninguém merece ter uma noite mal dormida, não é? O corpo amanhece cansado, a mente agitada e, por vezes, há uma dor de cabeça terrível, que parece incurável. Tudo isso é motivado pelo sono não saudável, que pode ser identificado quando a pessoa tem dificuldade para pegar no sono ou para se manter dormindo durante a noite inteira.

Com a rotina completamente alterada pela quarentena, muita gente teve seu sono desregulado, o que afeta diretamente a produtividade, o convívio com outros indivíduos e, principalmente, a saúde emocional. Além disso, os pesadelos também são um fator prejudicial à qualidade do sono, e que vêm sendo mais frequentes nos últimos meses.

Existem formas naturais para combater a insônia, assim como há agentes do nosso próprio dia a dia que interferem diretamente nas noites de sono e na capacidade de descansar a mente. Portanto, para dormir melhor e ter mais disposição, descubra o que atrapalha o sono e procure evitar esses fatores.

O que atrapalha o sono?

Estímulos: Celular, tablet, computador e televisão

Os eletrônicos no geral são itens que estimulam as atividades cerebrais, deixando-o mais agitado e alerta e, consequentemente, dificultando a indução ao sono. Alguns fatores que mais atrapalham o adormecer são: ler notícias ruins, assistir a programas com conteúdo violento ou negativo ou até discutir por mensagem. Além de prejudicarem o sono, esses fatores também podem desencadear pesadelos durante a noite.

O que fazer: Leia um livro que cause bem-estar, com narrativas tranquilas ou mensagens positivas, para que seu sono e sonhos sejam calmos durante toda a noite. Procure praticar uma breve meditação guiada ou técnicas de respiração para relaxar enquanto já estiver deitado, pronto para dormir. Outras atividades que deixam o corpo e a mente serena também são bem-vindas nesse momento, como ouvir músicas tranquilas e tomar um banho quente.

Luzes: Eletrônicos, luminárias e janelas.

A chamada "luz azul", presente nos raios solares, nas lâmpadas de LED e na maioria das telas de dispositivos eletrônicos, aumenta nosso estado de alerta e  interfere diretamente na produção de melatonina - hormônio que regula o relógio biológico e determina que é hora de dormir.

Isso porque os seres humanos naturalmente dormem durante a noite e acordam quando o sol chega. Então, existe uma produção de hormônios que despertam o corpo quando há iluminação e outra que ajuda na sonolência, no momento em que escurece. Como o corpo não consegue distinguir a luz artificial da natural, ele não sabe qual é a hora certa de adormecer ou acordar. 

O que fazer: Programe a televisão para desligar sozinha, por exemplo, 30 minutos depois de você se deitar e desligue o abajur quando for dormir. O ideal é deixar o quarto totalmente escuro, porém, se você tiver algum problema com isso, a dica é optar por luminárias com luz fraca e própria para isso. Também há despertadores que, gradualmente, iluminam o quarto para que você acorde aos poucos.

Outro fator que vale a pena considerar é fechar completamente as janelas ou instalar uma cortina blackout caso não queira acordar com o nascer do Sol. Ou, caso queira evitar todas as possíveis luzes de uma vez só, as máscaras de dormir também podem ser ótimas aliadas.

Barulhos: Toque do celular, televisão alta, barulhos ou ruídos de fora do quarto.

Algumas pessoas são mais sensíveis aos barulhos e despertam com maior facilidade quando um ruído é produzido. Sabe quando você acorda no susto? Conseguir retornar ao sono após uma situação dessa pode ser bem difícil, não é? O cérebro fica em estado de alerta e, em geral, um grande fluxo de pensamentos, além do estresse causado pelo barulho, invade a mente.

O que fazer: Para evitar que seu sono seja interrompido por barulhos, deixe o smartphone no silencioso durante a noite - se quiser, pode programar o modo 'não perturbe' do seu celular para ativar e desativar em horários preestabelecidos. Caso tenha receio de não receber um telefonema importante, uma boa dica é configurar o aparelho para tocar apenas com ligações de pessoas específicas. 

Para os ruídos sobre os quais você não tem controle, vale comprar um protetor auditivo para impedir a passagem do som.

Bebidas e alimentos estimulantes: Cafeína, pó de guaraná, bebidas alcoólicas, refrigerantes, chá preto e chá verde, fast food, chocolate, gengibre e pimenta.

Muitos alimentos e bebidas contêm substâncias que provocam um efeito estimulante no cérebro. Apesar de serem perfeitos para dar aquele up durante o dia e melhorar a concentração e o desempenho, eles são grandes vilões para quem quer dormir bem.

Caso você seja fã de algum deles - ou todos -, não pense que precisará evitá-los para sempre! O ideal é apenas evitá-los por pelo menos 4 horas antes de deitar.

O que fazer: Opte por alimentos mais leves e, principalmente, sem cafeína, antes de dormir. Saiba que grande refeições durante a noite também são terríveis para a qualidade do sono; a digestão é um trabalho lento, por isso, deitar-se com muito peso na barriga provocará uma noite conturbada.

Bebidas quentes ajudam no relaxamento do corpo. Portanto, beba um copo de leite bem quentinho ou um chá de camomila e tenha pensamentos serenos.

Pensamentos intrusivos: Preocupações, cobranças, mágoas, ressentimentos, pessimismo, irritação, brigas e conflitos.

A mente é uma ferramenta que nos domina. Quando ela não está bem, o corpo e todas as áreas da vida também são afetadas. Por isso, deitar com a cabeça cheia de pensamentos negativos ou preocupações impedem que você tenha um sono tranquilo, uma vez que a mente agitada deixa o corpo acordado, pronto para ação; os músculos ficam rígidos e você não consegue encontrar uma boa posição na cama. Além disso, esses sentimentos podem causar pesadelos ou despertares durante a noite.

O que fazer: Repita mentalmente mantras com frases positivas; as palavras, quando mentalizadas com força e verdade, podem irradiar uma onda de esperança na mente - uma boa opção para isso é o Ho'oponopono. A esperança pelo fim dos problemas, por dias melhores, pela solução de assuntos pendentes ou a esperança em si mesmo, na sua capacidade de vencer os obstáculos, deixam a mente mais serena e pronta para o dia de amanhã.

Fora isso, se tiver uma briga, procure não levá-la para a cama. Resolva o que está afetando o bem-estar entre você e a outra pessoa e traga paz para seu coração. 

Quarto bagunçado: Desorganização e más vibrações.

A energia do quarto estimula diferentes sensações. Um quarto aconchegante ajuda no estado de tranquilidade, relaxamento e no sono saudável. Porém, um quarto com energias pesadas, motivadas pela bagunça, por odores ou objetos que não trazem o conforto necessário para dormir, é um ambiente extramemente negativo para o sono.

O que fazer: Limpe e resolva toda a bagunça do quarto. De acordo com o Feng Shui, a desorganização é um obstáculo para a circulação das energias. Energia parada é igual a água; com o tempo, acumula sujeiras, pode causar doenças e perde sua vitalidade. 

Utilize incensos - sempre algumas horas antes de deitar - ou óleos essenciais no quarto, para deixá-lo mais agradável. Não decore o cômodo com muitos objetos, principalmente se forem muito coloridos e estimulantes; quanto menos poluição visual, maior será a tranquilidade.

Distúrbios do sono: Caso você continue com dificuldades para dormir, procure por ajuda médica. Existem distúrbios que interferem no sono e você pode sofrer com algum deles, mesmo sem saber. Com alguns exames específicos, um profissional especializado pode encontrar a solução que melhor resolverá sua insônia e te ajudará a dormir melhor.

Uma vez ou outra é comum enfrentar algum problema para dormir devido ao cansaço mental do dia a dia ou aos estímulos de um dia específico. Porém, a recorrência de noites mal dormidas não é normal! Então, se estiver passando por um verdadeiro desafio para ter uma noite de sono de qualidade, não ignore! O quanto antes esse problema for solucionado, melhor ficará sua vida em todos os âmbitos.

LEIA TAMBÉM:

02066