Geral

Tenha o seu próprio Jardim Zen em casa com essas 5 dicas

Por Larissa Silva 07/04/2020 ÀS 11H13
Você pode ter um jardim para meditar e relaxar na sua casa Você pode ter um jardim para meditar e relaxar na sua casa - Pepe Nero/Unsplash

Você sente vontade de ter um lugar que transmita paz e tranquilidade sem precisar viajar pra longe ou sequer sair do conforto do seu lar? Saiba que, para isso, é possível ter um Jardim Zen em casa - até mesmo em pequenos ambientes.

Certo que um Jardim Zen tradicional - ou jardim de pedras japonês - é mais difícil de se ter em casa graças ao espaço que exige. Mas, você não precisa ter realmente um jardim ou uma casa grande para criar um ambiente tranquilo e meditativo. Reservar um cantinho para cultivar algumas plantas, elementos naturais e até uma miniatura do Jardim Zen em casa pode ser suficiente para ajudar a aliviar o estresse.

Além disso, o processo de composição desse ambiente pode ser uma atividade de distração para a sua quarentena, uma vez que a jardinagem ajuda a distrair a mente e mantê-la relaxada - isso sem contar que as plantas ajudam a melhorar a qualidade do ar, já que muitas delas têm ação purificadora, pois retém a poluição presente no ambiente.

Não é só a poluição que prejudica nossa saúde, mas também as energias tóxicas que ficam estagnadas e fazem mal para o espírito e para a harmonia do lar. Por isso, um espaço de boas energias é importante para revitalizar o seu ser. Portanto, descubra como criar um pequeno Jardim Zen para você ter um lugar único em casa.

Faça um altar

Para montar um Jardim Zen em casa, primeiramente monte um pequeno altar. Como o jardim é tradicional da cultura budista, vale ter uma imagem de Buda nesse altar. Mas, você também pode apostar em outras imagens nas quais acredita, independentemente de crenças e religião. Para compor esse espaço, o ideal é colocar diferentes elementos que representem limpeza e proteção energética e espiritual para você, que podem ser amuletos, incensários e pedras.

Combine os elementos

Para aumentar o poder da natureza no seu pequeno espaço, você pode colocar objetos que, além de trazerem sorte e boas energias, simbolizem os quatro elementos essenciais - fogo, ar, terra e água. Incensos, defumadores, sinos dos ventos, pedras e fonte de água são opções simples, mas poderosas. Para representar a terra, por que não montar uma miniatura de Jardim Zen tradicional para ter no seu espaço meditativo? Com uma pequena caixinha e um pouco de areia, você consegue ter um mini templo! Importante: não se esqueça de limpar sempre e manter tampados os objetos que acumulam água, além de trocá-la com frequência, para evitar a proliferação de mosquitos que transmitem doenças.

Tenha objetos poderosos no seu jardim

Para o seu Jardim Zen em casa, você pode optar por objetos e elementos nos quais sinta uma força importante para limpar as energias e proteger o ambiente, como os sinos dos ventos, que tocam com a passagem do ar, filtros dos sonhos, mandalas e espelhos. E se você estiver montando o seu em um apartamento, busque por um espaço próximo da janela para que todos os componentes recebam ar e luz do Sol e da Lua.

Busque por um lugar aconchegante

O importante é que seu jardim seja um local aconchegante e leve, que revigore as energias. Por isso, deve estar sempre bem cuidado, limpo e organizado - plantas mortas, sujeira e bagunça têm o efeito contrário.

Para aprimorar o seu cantinho, você pode investir em esteiras e almofadas e, se tiver espaço, pode até colocar uma rede para descanso. Pode usar esse local para meditar, descansar e até mesmo praticar Yoga, estudar e fazer uma boa leitura. Vale colocar alguns livros interessantes - em um espaço adequado para não pegarem a umidade das plantas. Se quiser, pode disponibilizar um rádio com músicas com mantras ou sons da natureza.

O poder das plantas em casa

Muitas religiões e filosofias acreditam no poder das plantas e nas energias que elas transmitem. O Feng Shui, por exemplo, é uma arte chinesa milenar que planeja a disposição dos móveis, a decoração e a utilização de plantas e objetos em cada cômodo da casa, a fim de harmonizar o ambiente e fazer as energias fluírem. Conheça a seguir algumas plantas para se ter dentro ou fora de casa.

Árvore da felicidade

Se você mora com seu parceiro e quer que a união fique mais forte, essa árvore pode te ajudar pois ela simboliza a união e harmonia do casal. Essa planta é responsável pela melhora da energia do amor e torna qualquer relação muito mais aprazível e apaixonante. Dica: plante a árvore da felicidade fêmea e a macho no mesmo vaso, para fortalecer os vínculos entre você e seu amor.

Bonsai

A cultura chinesa de criar árvores em miniatura, profundamente difundida entre os japoneses e budistas do mundo todo, também pode ser uma boa ideia para seu cantinho de meditação. A técnica, ao contrário do que muitos pensam, não é feita com um tipo específico e pequeno de árvore, mas sim com árvores comuns que são criadas de forma diferente para que fiquem pequenas, como uma verdadeira miniatura da natureza. Esse processo de cultivo requer paciência e cuidados, o que é ótimo para ocupar a cabeça, limpar os pensamentos e renovar as energias.

Alecrim

Ter um vaso de alecrim em casa é ótimo para limpar as energias e promover um ambiente de cura. Além de ser um ótimo tempero, ele também é ideal para banhos de limpeza, então cultivar um pode ser ideal para evitar ficar comprando sempre que quiser usá-lo como limpeza energética corporal.

Orégano

As plantas com folhas arredondadas, como o orégano, são as que atraem prosperidade, dinheiro e sucesso no trabalho. Se você precisa de uma ajuda no serviço, tenha essas plantas por perto. As plantas que crescem para cima, como trepadeiras, também têm esse efeito. Dica: cultive essa planta principalmente perto do ambiente que você usa para estudar ou trabalhar.

Cactos

Principalmente em apartamentos, é muito comum ter vários cactos em casa, né? Como são fáceis de cuidar, essa plantinha é a preferida de muitas pessoas. Porém, tenha cuidado com ela! Cactos retém água e essa característica mexe com as emoções e nos deixam mais sensíveis. Eles também apresentam muitos espinhos, o que pode ser considerado uma barreira para o fluxo de energia. Mas calma, se você gosta ou já tem cactos em casa, não precisa se desfazer deles! Basta deixá-los do lado externo da casa ou próximos à janela ou à porta - assim, eles agem como barreiras de más vibrações que possam tentar entrar na sua casa.

LEIA TAMBÉM:

01911