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Dicas para cuidar da saúde mental na quarentena

Por Larissa Silva 23/03/2020 ÀS 10H09
Dicas para saúde mental na quarentena Dicas para saúde mental na quarentena - Shutterstock/HBRH

Com a pandemia do novo Coronavírus, o isolamento social e a higienização das mãos e objetos têm demonstrado serem os métodos mais eficaz para frear a propagação do vírus. Ficar em casa neste momento de crise não é estar apenas seguindo os conselhos médicos e governamentais; é um ato de cidadania que pode salvar a vida de muitos brasileiros que fazem parte do grupo de risco da doença.

O isolamento é eficaz, porém pode ser prejudicial para a saúde emocional. Ocupar a mente e trabalhar o corpo durante este período também são maneiras de combater essa crise. Afinal, precisamos estar bem para conseguir passar desta fase de quarentena e começar um novo episódio na história - livres de pandemia e de outras doenças provocadas pelo distanciamento social, como a ansiedade e a depressão. Portanto, para nos ajudar neste momento, separamos algumas dicas para fortalecer a saúde mental na quarentena que vão tornar este momento um pouco mais leve e tranquilo.

Não se afaste dos amigos e da família

O momento pede para ficar em casa, mas nada impede de manter contato com pessoas queridas por meio da internet. Utilize o WhatsApp, Hangouts ou Skype para realizar vídeochamadas e deixe de lado a solidão. O momento também é de união, então não se esqueça dos amigos e da família - eles precisam de você, assim como você precisa deles. Que tal incluí-los na rotina com ligações diárias?

Dê um tempo para notícias pesadas

Não fique o tempo todo conferindo o número de infectados pela doença e atualizando os sites de notícias para saber de tudo; isso apenas te deixará mais estressado e ansioso. Se você já está informado sobre os perigos do vírus e já está fazendo a sua parte ficando em casa e colaborando com a higiene e os cuidados necessários, prive-se das notícias ruins. Aproveite para ver também o outro lado da situação; nesse momento estão acontecendo coisas boas pelo mundo, seja a corrida para encontrar uma vacina ou remédio contra a Covid-19 ou atitudes de solidariedade que cada vez mais se espalham pelo país e pelo mundo. Mesmo que a situação seja de tensão, há muitas pessoas que estão, por meio de pequenas e grandes atitudes, se empenhando para frear essa crise, e isso é um motivo para acreditar que tudo ficará bem.

Cuidado com as Fake News

Ao ver uma notícia, confira as fontes e em qual veículo ela foi vinculada. Informações falsas podem tanto causar pânico e aflição na população, quanto gerar desinformação e atitudes inadequadas para o momento. Então, antes de compartilhar, apure a veracidade dos fatos. Cuidado também com a propaganda enganosa de medicamentos e tratamentos contra o novo Coronavírus - não há eficácia comprovada ainda e atitudes como comprar e consumir remédios sem prescrição médica podem ser prejudiciais para quem precisa deles e para você.

Cuidados com o sono

O sono pode ser muito prejudicado durante a quarentena. Isso porque ficar dentro de casa pode influênciar os horários em que dormimos e acordamos - em alguns casos, essa mudança, junto com estresse e ansiedade, pode causar insônia. Procure definir com clareza os seus horários diários, principalmente o tempo do sono. Para te ajudar a monitorar o sono, o Sleep Cycle Alarm Clock é uma boa opção de aplicativo. Durante a noite ele analisa a qualidade do sono e te desperta de manhã nos picos mais leves. O sono é parte importante neste momento, uma vez que ele fortalece nosso sistema imunológico, então vale cuidar direitinho dele.

Priorize a alimentação

Mesmo que o ideal seja não sair de casa, isso não é desculpa para ter uma alimentação baseada em fast food de delivery e comidas congeladas nada saudáveis. Neste momento, seu corpo precisa - e muito! - de todos os nutrientes para conseguir se manter em boa condição física. Uma má alimentação pode afetar o sistema imunológico, algo que não queremos que aconteça. Portanto, compre alimentos essenciais, como frutas, grãos, legumes e vegetais - e lembre-se de higienizá-los muito bem assim que chegarem na sua casa.

Pratique atividade física

Além da alimentação, outra aliada do sistema imunológico é a prática de atividade física. Todos os dias, procure dedicar ao menos 30 minutos do seu tempo para exercitar o corpo. As atividades não precisam ser feitas de uma vez, mas é importante que não sejam em lugares com muitas pessoas. Se você mora em um apartamento, subir e descer as escadas - sem segurar no corrimão - é uma opção de exercício. Brincar com os filhos dentro de casa e caminhadas rápidas pelo quarteirão também ajudam neste momento. Outra alternativa é colocar músicas e criar coreografias para elas - uma atividade divertida para toda família! Além disso, também vale usar as vídeochamadas para fazer uma aula de yoga, por exemplo, ou para se exercitar com um amigo.

Aplicativos para exercício físico

O Freeletics Bodyweight traz treinos leves e intensos que usam apenas o peso do corpo - perfeito para malhar em casa sem precisar de equipamentos. Outra opção é o Workout Trainer, que guia as suas atividades por meio de áudios; isso faz com que você sinta que está com um treinador pessoal. Esse aplicativo também não precisa ter nenhum tipo de equipamento para executar as atividades. Já quem prefere exercícios de yoga, o app Pocket Yoga é como um instrutor particular que guia todas as sessões.

Youtube

Vídeos no Youtube também são uma boa forma de praticar algum exercício físico guiado sem precisar pagar pelos apps. Na plataforma é possível encontrar as mais diversas modalidades para todos os gostos!

Faça atividades prazerosas

Que tal usar o tempo da quarentena se dedicando a atividades que desenvolvam sua criatividade e imaginação? Por exemplo, a FaberCastell disponibilizou no seu site cursos gratuitos de desenho para iniciantes. Você também pode aprender a tocar um instrumento como violão, baixo, bateria, teclado e até a cantar por meio das aulas online do site Cifra Club, ou se dedicar na cozinha para inventar novas receitas ou conhecer alguns pratos saborosos no site do Guia da Cozinha. Não importa qual seja a atividade, coloque em prática aquilo que você sempre quis fazer mas nunca teve tempo.

Técnicas de respiração para ter calma

A respiração controlada é uma forma de manter o corpo tranquilo e a mente serena. Existem diversos tipos de técnicas de respiração, mas separamos dois métodos fáceis para você começar a praticar.

Respire pelo diafragma

Devagar, respire profundamente, sentindo o ar entrando até sua barriga e observe o movimento que as suas costelas e o seu tórax fazem. Faça isso até que se sinta relaxado. Para melhorar o exercício, sente-se no chão e una os dedões do pé em frente ao corpo, separando os calcanhares. Treinar esse tipo de respiração é capaz de regular tanto o organismo quanto o sistema nervoso.

Relaxamento progressivo

Essa técnica exige que você mantenha atenção no seu corpo, então deixe os pensamentos pra lá. Deite-se e com os olhos fechados, enrijeça os grupos musculares, um de cada vez, por 3 segundos cada. Você pode começar pelos pés, passando pelos joelhos, coxas, bumbum, peitoral, braços, mãos, pescoço, mandíbula e os olhos. Durante todo o processo respire de forma lenta e profunda. Em seguida, solte os músculos, focando sua atenção em cada um deles, até que seu corpo esteja totalmente relaxado.

Banhos relaxantes

Um banho relaxante pode ajudar a ter uma boa noite de sono e ainda deixa o corpo mais fortalecido para realizar as tarefas diárias.

Erva-doce

Ferva 1 litro de água e junte 5 colheres (sopa) de erva-doce. Deixe ferver por mais 2 minutos e desligue o fogo. Misture 2 litros de água fria e despeje o chá morno do pescoço para baixo, antes de se deitar.

Manjericão

Em uma panela, ferva 3 litros de água. Adicione 3 xícaras de chá de folhas de manjericão, abafe e deixe descansar por 3 minutos. Coe e misture 3 litros de água fria. Após tomar seu banho habitual, despeje o chá morno, aos poucos, do pescoço para baixo.

Não se cobre muito

Tudo bem se você não estiver conseguindo aprender algo novo ou praticar exercícios neste momento. Sabemos que é um período difícil e que lidar com o estresse pode ser paralisante, então tire um tempo para você e saiba que não tem problema estar enfrentando dificuldades. O importante é não se deixar levar pelo medo e pela tristeza por muito tempo - lembre-se também que essas práticas vão te ajudar a sair dessa situação.

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