Geral

Dia de São Paulo Apóstolo: conheça sua história e oração

Por Redação João Bidu 29/06/2020 ÀS 11H50
O Dia de São Paulo Apóstolo é comemorado em 29 de junho O Dia de São Paulo Apóstolo é comemorado em 29 de junho - Crédito: alvarobueno/Shutterstock

Nascido em Tarso da Cilícia, na atual Turquia, por volta do ano dez, Paulo era um cidadão romano e judeu.

De maneira inesperada, em uma de suas perseguições aos cristãos, se deparou com uma forte luz, que questionava o por quê do ato. Com isso, foi derrubado de seu cavalo e passou três dias enfrentando a cegueira devido à intensidade da iluminação. 

A mando de Jesus, Ananias, foi ao seu encontro batizá-lo e, no mesmo instante, Paulo voltou a enxergar. Desde então, São Paulo Apóstolo tornou-se fiel a Cristo e passou a viajar pelo mundo anunciando o Evangelho.

Dia de São Paulo Apóstolo

Celebrado no dia 29 de junho, mas com conversão comemorada em 25 de janeiro, São Paulo Apóstolo é considerado o primeiro doutor da igreja católica. Ao longo de sua vida, escreveu cartas com relatos sobre o conceito de Cristo e também sobre as graças relacionadas à predestinação, batismo, liberdade de escolha e a perfeição cristã.

Orações a São Paulo Apóstolo

Iluminação dos povos

“Ó glorioso e grande apóstolo São Paulo, mestre dos gentios, corajoso seguidor de Cristo, destemido evangelizador, fundador de comunidades, dai-nos este espírito de apóstolo de vosso mestre Jesus, a fim de que possamos dizer a todos: ‘já não sou eu quem vivo, mas é o Cristo que vive em mim’. Iluminai a todos os povos, com a luz do Evangelho, que com tanto amor testemunhastes, procurando estabelecer no mundo o reino da justiça e do amor do vosso mestre. Suscitai muitas vocações missionárias, que a vosso exemplo, levam Cristo a todos os povos. São Paulo Apóstolo, rogai por nós. Amém!”

Receber bênçãos

“Deus Eterno e Todo-Poderoso, pela intercessão de São Paulo Apóstolo, possamos obter de Vós as bênçãos e as graças que mais necessitamos para nossa vida e seremos colaboradores na evangelização dos povos. Convertei nossos corações à semelhança de São Paulo Apóstolo, para que, fortalecidos, possamos anunciar Jesus Cristo Vivo e Ressuscitado. Guardai a nossa fé e acolhei os nossos propósitos. Por Nosso Senhor Jesus Cristo, que convosco vive e reina, na unidade do Espírito Santo. Amém!”

Ter mais coragem

“Ó São Paulo, tu disseste: ‘fiz-me tudo para todos’. Para levar a todos os povos a Boa Nova da Salvação, desperta em mim esse ardente desejo missionário! Dá-me a coragem de lançar-me para frente, com renovado ardor e entrega total a Jesus Cristo, que é o caminho, a verdade e a vida. Interceda por mim, ó grande Apóstolo Paulo, para que, seguindo teu exemplo, eu possa dizer: ‘já não sou eu quem vivo, mas é o Cristo que vive em mim!’ Faz de mim uma grande apóstola e irradiadora do Mestre Divino através da minha vida, usando com amor e fé todos os meios de comunicação. Confio em ti, ó Santo Apóstolo Paulo. Amém!”.

Pedido a São Paulo 

“São Paulo, apóstolo fiel a Jesus e adorado por muitos fiéis por ensinar com tanta veemência as palavras do Senhor, vimos até vós, humildemente, pedir-vos que nos ajude, pois nos encontramos perdidas sem saber que decisão religiosa tomar. Temos um lado de nosso coração que diz uma coisa e outro que nos diz o contrário. São Paulo, aceita-nos como seus fiéis arrependidos dos pecados e das maldades e nos dê uma chance de buscar essa ajuda sinceramente. Seja acolhedor e grato ao nosso pedido, que prometemos orar todos os dias o Salmo 91. Assim seja!”.

Conversão dos pecadores

“Deus, refúgio e fortaleza nossa, atendei propício aos clamores do vosso povo, pela intercessão da gloriosa e Imaculada Virgem Maria, Mãe do vosso Filho, do bem-aventurado São José, casto esposo de Maria, dos vossos bem-aventurados apóstolos Pedro e Paulo e de todos os santos, ouvi benigno e misericordioso as súplicas que do fundo da alma vos dirigimos, pela conversão dos pecadores, liberdade e exaltação da Santa Madre Igreja. Pelo mesmo Cristo, Nosso Senhor. Amém!”.

LEIA TAMBÉM:

02268