Geral

Dia de São Cristóvão: conheça história e oração do padroeiro dos motoristas

Por Redação João Bidu 25/07/2020 ÀS 09H10
Confira a prece de proteção do santo Confira a prece de proteção do santo - Crédito: Dimitrisvetsikas/Pixabay

São Cristóvão foi um homem arrogante que aprendeu os ensinamentos divinos da religião cristã e passou a fazer o bem. Para deixar para trás sua antiga vida, ele mudou de nome e passou a seguiu Jesus até ser perseguido pelo que acreditava. Hoje, como santo, é conhecido por ser o padroeiro dos motoristas e dos viajantes.

O Dia de São Cristóvão é comemorado em 25 de julho - data que você pode utilizar para fazer a oração de São Cristóvão para ter mais proteção no trânsito e em todos os lugares por onde passar. Contudo, vale lembrar que estamos em quarentena e, por isso, neste momento, o ideal é continuar em casa e apenas sair em casos de necessidade, combinado?

Conheça um pouco mais sobre a vida do santo e nunca esqueça que São Cristóvão, o padroeiro dos motoristas e viajantes, é o seu amigo fiel no trânsito.

Dia de São Cristóvão: história do santo

O verdadeiro nome de São Cristóvão era Réprobo e quase não há nada sobre ele antes de ser cristão. Existe apenas a descrição de que ele era um homem forte, muito alto e de presença marcante.

Por causa da musculatura física, Réprobo trabalhava como guerreiro para o Rei de Canaã. Porém, ele não estava mais satisfeito com aquela situação - no seu coração havia um grande desejo de trabalhar com alguém mais poderoso, o rei dos reis.

Durante uma festa no reino, o guerreiro percebeu que o rei fazia o sinal da cruz toda vez que as músicas cantadas citavam o nome do demônio. Curioso, ele questionou o motivo daquela atitude. O rei respondeu que aquele símbolo era uma proteção contra a presença da força do mal que estava sendo cantada.

Réprobo, então, entendeu que o demônio era mais poderoso que o rei e, por isso, seria o maior mestre a que ele tanto desejava servir. Crente de ter finalmente encontrado seu rei, o guerreiro saiu em busca do demônio pelo deserto, até que o encontrou e juntos caminharam durante um longo tempo.

Porém, o guerreiro notou que, quando o demônio viu uma cruz, rapidamente fugiu dela, mudando a direção da viagem. Logo, finalmente compreendeu que a figura ligada à cruz era seu verdadeiro rei, por ser aquele com maior força e poder entre todos.

Ele descobriu que o mestre que procurava se chamava Jesus Cristo e, para encontrá-lo, pediu um conselho a um eremita e sábio. Este homem disse que era necessário orar muito e jejuar, mas Réprobo não acreditou naquele conselho tão simples. Então, o eremita falou para ele ficar à beira de um rio, para ajudar a travessia das pessoas e propagar o amor entre elas.

Depois de se tornar cristão, o guerreiro ajudou quem precisava, passando pessoa por pessoa pelo rio em seus ombros. Em uma noite de tempestade, um menino apareceu pedindo para ajudá-lo a passar, sendo prontamente atendido.

Apesar de ser pequenino, a criança era bem pesada, fazendo com que ele precisasse se esforçar ao máximo. Ao final do percurso, o menino revelou a identidade; era Jesus Cristo. Com isso, o santo provou que, independentemente da dificuldade, ele sempre serviria o Filho de Deus. Por esse motivo, ficou conhecido como “portador de Cristo” e passou a se chamar São Cristóvão, tornando-se o padroeiro dos motoristas e viajantes.

Carreatas para o São Cristóvão

No dia 25 de julho, sua data litúrgica, são feitas diversas carreatas em todo o Brasil, como agradecimento à sua proteção no trânsito. Caminhoneiros e viajantes cristãos saem juntos em várias cidades, fazendo uma linda festa para São Cristóvão.

Porém, por causa da quarentena, a carreata deve ser com maior segurança e proteção dos envolvidos, para evitar a transmissão do novo Coronavírus. Portanto, se você for participar do momento, use máscara, não saia do carro para conversar com outras pessoas e leve o álcool em gel com você.

Oração de São Cristóvão

“Tiveste a graça de ter o Menino Jesus no colo, meu glorioso São Cristóvão, e assim pudestes transportar com alegria e dedicação aquele que soube morrer na cruz e nos dar a vida pela Ressurreição. Dignai-vos, pelos poderes concedidos por Deus a vós, de abençoar e santificar nosso veículo. Fazei que o usemos de um modo consciente e que não causemos nenhum dano ao próximo por meio do volante. Se viajarmos, acompanhai-nos com vossa poderosa proteção. Falai a Deus por nós para que ele mande todos os anjos, potestades e milícias celestes para nos guiar e proteger. Na rua, transformai o nosso olhar como o da águia para que vejamos tudo com o máximo de cuidado e atenção. São Cristóvão protetor, seja nosso companheiro na direção, dai-nos paciência no trânsito e que consigamos servir sempre a Deus e aos irmãos, por intermédio do benefício de nosso veículo. Tudo isso vos pedimos por Cristo, Nosso Senhor. Amém.”

Oração do motorista

“São Cristóvão, que uma vez pudestes carregar o fardo preciosíssimo do Menino Jesus, e por isso, com razão, sois venerado e invocado como celeste protetor e ministro do trânsito, abençoai o meu carro. Dirigi minhas mãos, meus pés, meus olhos. Zelai pelos meus freios e pneumáticos, guiai minhas rodas. Preservai-me das colisões e de pneus que estouram, protegei-me em curvas perigosas, defendei-me contra cachorros soltos e pedestres imprudentes. Fazei-me cortês para com os outros motoristas, atenciosa com a polícia, cuidadosa nas vias públicas, atenta nas encruzilhadas e sempre sóbria para um dia na terceira marcha e com toda a segurança (porém não antes do dia por Deus marcado), possa chegar à garagem celeste, onde, depois de ter parado meu carro entre as estrelas, louvarei para sempre o nome do Senhor e a mão guiadora do meu Deus. Assim seja. São Cristóvão, protegei a nós e nossos carros nas ruas e nas estradas. Acompanhai-nos nas nossas viagens e excursões.”

Oração para ter proteção no trânsito

"Dai-me, Senhor, firmeza e vigilância no volante para que eu chegue ao meu destino sem acidentes.

Protegei os que viajam, a todos, e a dirigir com prudência, e que eu descubra vossa presença na natureza, nas rodovias, nas ruas, nas criaturas, e em tudo aquilo que me rodeia. São Cristóvão, protegei-me e ajudai-me nas minhas idas e vindas a saber viver com alegria, agora e sempre. Amém!"

Oração para evitar acidentes

“Acolhei o nosso pedido, São Cristóvão querido. Não permitais que nossa visão se desvie quando estivermos dirigindo, colocando em risco a nossa vida e a de nossos entes queridos, de amigos ou familiares. Evitai, São Cristóvão, que tomemos alguma bebida alcoólica e soframos algum acidente, leve ou fatal; enfim, protegei todos os viajantes que caminham por essas estradas movimentadas e cheias de perigo, cuidando deles com vosso amor celestial e a vossa plena fé. Sede nosso guia, São Cristóvão, e propagaremos com alegria as vossas orientações. Amém!”

LEIA TAMBÉM:

02380