Geral

Como combater o pânico e o medo no período de isolamento

Por Larissa Silva 06/04/2020 ÀS 08H55
A música é uma aliada das boas sensações A música é uma aliada das boas sensações - Foto Unsplash

Ficar isolado realmente não é fácil para ninguém, principalmente com toda a tensão de estar bem no meio de uma pandemia. Todos nós sabemos que manter a calma pode estar sendo uma tarefa difícil neste momento. Porém, tentar vibrar positivamente sem perder a cabeça é a melhor coisa que você pode fazer por si mesmo e pelos outros ao seu redor. Para isso, confira algumas atividades prazerosas que podem ajudar a combater o pânico e o medo excessivo. Mas lembre-se: em casos mais graves de depressão e ansiedade, o ideal é procurar ajuda profissional - há muitos psicólogos atendendo online neste período!

Telefone para pessoas queridas

Use e abuse dos meios de comunicação para se aproximar das pessoas. Até um tempo atrás, as redes sociais eram consideradas motivadoras do afastamento social, mas agora são elas que podem nos manter conectados.

Além de mandar mensagens, procure telefonar para quem você ama - inclusive aquelas pessoas com quem você não fala há tempos. Não sinta vergonha de fazer isso, pense que assim como você precisa desse momento de socialização, outras pessoas desejam o mesmo. Então, faça o seu dia e o de alguém ser melhor com um telefonema repentino!

Ouça suas canções favoritas

Com certeza você tem a sua canção favorita na ponta da língua - senão, que tal começar a praticar? Ouvir músicas é uma atividade envolvente, pois seu corpo e mente são capazes de entrar na mesma sintonia da melodia e desligar do resto.

Quando sentir seu coração acelerado, seu corpo tenso e a mente agitada, experimente colocar uma canção que desperte em você boas sensações. Faça esse momento ser único, como se nada mais importasse. Se puder, dance e cante bem alto cada parte da música. Aos poucos você se afasta dos pensamentos desgastante que te pertubam.

Use a arte para colocar os sentimentos para fora

Toda pessoa tem em si um dom artístico. Alguns são mais fáceis de serem encontrados, já outros precisam de paciência e desenvolvimento. De qualquer forma, atividades artísticas distraem a mente e fazem com que você tenha mais autoconhecimento e autocontrole.

Mesmo que você não saiba no que é bom, experimente os diferentes tipos de arte até encontrar a sua preferida. Então escreva, toque instrumentos musicais, desenhe, cante, faça pinturas ou bordados - não há limites para a imaginação! E, claro, se você já sabe qual sua arte favorita, aposte nela mais do que nunca!

Conecte-se com a sua espiritualidade

Se você sentir que seu coração está repleto de dúvidas e isso está causando medo em você e até mesmo um pânico acerca do futuro, então pode ser a hora de se conectar com a sua espiritualidade.

Não importa qual é a sua religião ou crença, mas como ela pode auxiliar o seu espírito a ficar fortalecido neste momento de crise. Busque orar, vocalizar mantras e ler mensagens de esperança e fé para restabelecer as suas forças.

Teste uma maquiagem nova

Sabemos que a internet está cheia de tutoriais de beleza e às vezes ficamos horas assistindo, mas você já testou algum deles? Deixe a preguiça de lado ou a dúvida acerca dos seus talentos artísticos e aprenda a fazer uma maquiagem diferente ou até um novo penteado.

Já pense no look que você vai usar no primeiro encontro com os amigos após a quarentena. Imagine como esse momento será incrível para todos? Você precisa estar preparada para arrasar quando isso acontecer!

Cuide das plantas

Montar um pequeno jardim em casa pode ser o que você mais precisa para se animar! Cada plantinha precisa de cuidados especiais e muito amor, então coloque seus sentimentos para fora ajudando essas pequeninas a crescer! 

Você pode plantar temperos e depois usá-los no preparo das suas receitas ou ter flores perfumadas para deixar o ambiente mais sereno. Se você for mais esquecido, também há plantas que são mais resistentes e podem ficar até um tempo sem água. Portanto, encontre a que mais combina com você e conecte-se com a natureza.

Aproveite para descansar

A produtividade é algo que não precisa ser levado tão ao pé da letra agora. Está sendo difícil para todo mundo e tirar um tempo para descansar renova as energias. Então, procure dormir mais e não se cobre tanto em fazer trabalhos ou atividades. Tudo tem o seu ritmo próprio - não abuse do seu!

Pensamentos intrusivos relacionados ao pânico e medo podem ser aliviados após uma boa noite de sono e algumas práticas de meditação. Se tiver dificuldade em fechar os olhos e desligar a cabeça, tome um chá de camomila e tília para relaxar ou beba um copo quentinho de leite. Procure também se afastar do celular e dos equipamentos eletrônicos 30 minutos antes de deitar na cama. Ao deitar, deixe o ambiente escuro - isso ajuda a diminuir a agitação mental.

É hora de inventar hobbies e passatempos

Se você não encontra uma atividade tradicional para se distrair, por que não criar a sua própria? Deixe a imaginação solta para te guiar a descobrir um novo passatempo. O importante é se envolver com aquilo que te faça bem, não importa o que seja! Talvez você até descubra um dom que você nem imaginava ter.

LEIA TAMBÉM:

01907