Geral

Beleza na quarentena: dicas para manter a saúde e a autoestima neste período

Por Julia Abud 07/04/2020 ÀS 14H16
A pele e os cabelos precisam de maior atenção durante a quarentena A pele e os cabelos precisam de maior atenção durante a quarentena - Foto Unsplash

Não é porque estamos em casa que a beleza precisa ficar em segundo plano, né? Ficar em isolamento social agora é um ato de solidariedade e de cuidado com a nossa saúde física, mas você está cuidando da sua saúde emocional? Saiba que quando cuidamos do visual, nosso humor e nossa autoestima também são beneficiados - isso porque qualquer mudança no exterior tem uma ação direta no nosso interior. Portanto, confira algumas dicas de beleza na quarentena que vão te distrair enquanto você se cuida e fica ainda mais bonita!

Cuidados com a pele

O ideal é sempre reservar um tempinho para manter o compromisso de cuidar da pele e não deixar o skincare esquecido durante o dia. Afinal, atitudes básicas diariamente podem te deixar com uma pele maravilhosa em qualquer momento! Além disso, a pele também faz parte da sua saúde física e não só da sua aparência, por isso, não tem motivo para deixá-la de lado só porque ninguém vai vê-la. Lembre-se: o importante é que você vai se ver!

Comece seu dia limpando bem a pele com um sabonete da sua preferência - atentando para qual é o mais indicado para o seu tipo de pele - e, em seguida, passe protetor solar. Ok, sabemos que você não vai sair de casa, mas manter o uso de um bom protetor com fator acima de 10 ainda é fundamental - principalmente se for uma fórmula com cor. Isso porque as luzes visíveis, como a das lâmpadas, a do celular e a do computador também podem afetar sua pele - e os protetores com cor podem protegê-la disso.

Busque usar cremes leves, principalmente hidratantes pelo corpo. Uma pele perfeita não se resume apenas ao rosto, certo? Algumas áreas do corpo, como cotovelos e joelhos costumam ressecar com mais facilidade, então dê maior atenção a essas partes.

A esfoliação também é a sua aliada e o legal é que você não precisa de produtos caros para alcançar um bom resultado. Sabia que dá para fazer esfoliação no rosto - e na boca! - usando apenas açúcar e mel? Essa combinação, além de remover células mortas, hidrata toda a pele. Outra misturinha que você pode utilizar é de borra de café com azeite extravirgem - se sua pele for oleosa, coloque só um pouquinho do azeite. Lembrando que a esfoliação não deve ser feita todos os dias; duas a três vezes intercaladas por semana é o suficiente!

Durma bem, mas só o necessário

Tente regular o sono e dormir sempre nos mesmos horários. Ter uma boa noite de sono é indispensável tanto para o corpo quanto para a mente. Mas, dormir demais também não é a solução! Busque ter horários certos de sono para acordar disposta e sem olheiras. O ideal é conhecer o seu próprio ciclo do sono para completar todas as fases - sono leve, profundo e REM - e acordar só quando já tiver retornado ao primeiro estágio, que é o momento em que você acordará com mais facilidade e disposição. 

Tenha uma alimentação saudável

Tudo o que você come reflete no bem-estar do seu corpo, seja na sua imunidade ou na parte externa, como pele e cabelo. Por isso, manter uma alimentação saudável é mais que essencial neste momento.

Quem nunca ficou com uma sensação ruim após comer um grande fast food? Ou acordou depois de um dia todo comendo besteira com a pele péssima? Toda aquela gordura precisa ir para algum lugar e, mesmo seu corpo lutando contra ela, as substâncias desses alimentos são absorvidas pelo organismo. O resultado disso são futuras espinhas e possivelmente uma pele mais oleosa e descamativa - assim como o couro cabeludo.

Comer com cautela não tem problema, mas sem exageros, combinado?

Cuidados com o cabelo

Não é apenas a pele que precisa de atenção; os cabelos também. Quando ficamos em casa geralmente temos o costume de apenas deixar os cabelos presos - algo que, feito durante períodos muito longos, não faz bem aos fios! O ideal é manter os cabelos soltos ao máximo para eles não ficarem quebradiços.

Se você tem o costume de dormir com os cabelos molhados, está mais que na hora de mudar esse hábito. Essa atitude pode agravar problemas capilares e ajuda a ter caspas - afinal, ambiente úmido e quente é perfeito para a proliferação de fungos. Além da questão estética, pense na saúde dos seus fios que pode ser prejudicada.

A rotina de hidratar e restaurar as medeixas não pode ficar para depois, viu? O cabelo pede por isso, então dê aquilo que ele precisa. O prazer de sair do banho com os cabelos bem limpinhos e cuidados é maravilhoso, além de que o cheiro é super gostoso. Se você quer dar um up nas energias, comece cuidando de cada parte do seu cabelo. Pense que logo essa quarentena vai acabar e quando isso acontecer você estará pronta para arrasar fora de casa!

Make na quarentena

O que as pessoas mais estão fazendo é tentar encontrar alguma atividade para se distrair em casa. Então, que tal dar uma chance para os tutoriais de maquiagem e tentar fazer alguma que você ama e nunca teve coragem de começar? Isso pode ser um passatempo divertido e que vai te ajudar a entender o que fica bom em você e a ter mais domínio dessa arte.

Se você tem prazer em se maquiar, vale apostar em uma make leve diária como se você fosse sair de casa. Não precisa de nada extravagante - a não ser que você queira. A ideia é preparar a pele e passar, por exemplo, um batom para se sentir mais bonita durante o dia - principalmente quando não estiver satisfeita com sua aparência. Só não esqueça em hipótese alguma de tirar antes de dormir!

Outra dica é aproveitar o tempo para limpar os seus utensílios de maquiagem. Então coloque de molho os seus pincéis, remova as manchas de batom e jogue fora tudo que estiver vencido ou que foi aberto há muito tempo. Muitas pessoas não sabem, mas maquiagem também tem data de validade e quando usada fora do prazo pode prejudicar sua pele.

Cuidado com as unhas

Procure deixar elas cortadinhas para facilitar o seu trabalho na hora de lavar as mãos. Se você não gostar desse estilo, então o cuidado com a higiene precisa ser redobrado para não permitir que o vírus chegue na sua casa por meio das suas unhas!

E para cuidar das unhas, compridas ou não, passe sempre um hidratante nas mãos. Além de ajudar a pele que pode estar ressecada pelo uso de álcool gel, o uso de creme pode ajudar a fortalecer as unhas e evitar a descamação.

Pintar as unhas também pode ser uma atividade prazerosa, que exige concentração e calma. Use o tempo livre para criar desenhos e colorir as unhas com tons que você não tem costume de usar. Tente sair da rotina e coloque mais cor na sua vida por meio dessas pinturas.

Roupas também é beleza

Como estão as suas roupas? Seu guarda-roupa está quase explodindo por causa da bagunça ou está tudo no lugar? Saiba que organizar as roupas e separar para doação aquelas que você não usa mais é uma excelente terapia. Desapegar das roupas, sapatos e bolsas não é nada fácil, mas pense o quanto é melhor liberar espaço para futuros novos itens e quão feliz alguém pode ficar em receber aqueles itens.

Além de solidária e importante, a atitude de passar para frente as coisas que tanto te fizeram bem é um ato de sustentabilidade. Repassando - e até consumindo - itens usados, você evita colocar mais produtos em circulação e gera menos poluição para o planeta.

Se você estiver precisando de uma renda extra e tiver peças novas ou pouco usadas, também vale tentar vendê-las por meio das redes sociais. A dica é separar o que não serve ou o que não usa mais, lavar tudo e escolher o que vai para doação e o que pode compor seu brechó online. Não esqueça de pensar nas amigas que sempre elogiam aquela peça de roupa da qual você está se desfazendo - pode ser que elas também queiram e você vai fazê-las felizes.

Gostou das nossas dicas de beleza na quarentena? Espalhe com as amigas para todas cuidarem da saúde física e emocional juntas - apesar de separadas!

LEIA TAMBÉM:

01918