Geral

Aromaterapia: 13 óleos essenciais que ajudam a combater o estresse

Por Redação João Bidu 20/05/2020 ÀS 12H56
A Aromaterapia ajuda no relaxamento do corpo por meio dos óleos essenciais A Aromaterapia ajuda no relaxamento do corpo por meio dos óleos essenciais - Crédito: Mareefe/Pexels

As exigências do dia a dia, a rotina, os afazeres domésticos, as brigas familiares; tudo isso pode nos gerar muito estresse e ansiedade - e esses fatores se tornaram ainda piores agora, no período de isolamento social.

Além disso, somos bombardeados diariamente com notícias sobre tudo que está acontecendo de ruim no mundo e no Brasil, o que intensifica ainda mais o nosso nervosismo.

Para combater esses sentimentos, a Aromaterapia pode ser uma ótima aliada. Com aromas naturais, extraídos de plantas e flores, é possível diminuir a ansiedade e promover maior bem-estar ao corpo e à mente.

Então, se você está sofrendo com as consequências da quarentena e da pandemia, conheça os 13 óleos essenciais para estresse e ansiedade que vão te ajudar a combater o nervosismo e trazer paz para seus dias.

O que é Aromaterapia

A Aromaterapia é um método alternativo de tratamento que tem como objetivo aumentar a qualidade de vida das pessoas sem precisar fazer o uso de medicamentos alopáticos; apenas de forma natural.

A técnica é eficaz pois, como as emoções influenciam a percepção, o aprendizado e a memória, é possível, por meio do uso de determinados aromas, levar a pessoa até uma recordação carregada de sentimentos que contribuem para o processo terapêutico por conter substâncias que ativam áreas do cérebro importantes para a cura.

Mas, como uma fragrância pode ajudar no tratamento de problemas emocionais e físicos? Ao serem inalados, os óleos essenciais atingem diretamente o cérebro, principalmente uma área conhecida como sistema límbico, responsável pelos sentimentos.

Além de inalados com o uso de difusores de ambiente ou pessoais, os óleos essenciais também podem ser utilizados em massagens para aliviar tensões musculares, dores de cabeça e cansaço. No aspecto emocional, a massagem também trabalha a ansiedade, os medos, o sentimento de raiva, a angústia, a depressão e a irritabilidade.

Quando o corpo está tenso, há um bloqueio nos músculos, incluindo o diafragma. Esse músculo é responsável pela respiração, digestão e circulação - ou seja, o estresse pode afetar todas as áreas mais primordiais do nosso corpo. Porém, com o auxílio da Aromaterpia, seja por meio da inalação ou das massagens, é possível mudar esse cenário.

A Aromaterapia também utiliza essas fragrâncias, diluídas em óleos vegetais, em banhos terapêuticos, escalda-pés, compressas, xampus, cremes, óleos corporais, gargarejos e sprays aromáticos. No entanto, antes de iniciar um tratamento, o ideal é ser orientado por um profissional da área para identificar qual método é mais eficaz para o seu tratamento.

Óleos essenciais para estresse

Conheça os óleos essenciais para estresse - também eficazes para outras áreas da vida. São os mais famosos pelas suas propriedades medicinais:

Alecrim: Dá energia e disposição. Ótimo para ativar a memória e curar gripes e resfriados.

Bergamota: É antidepressivo. Junto com lavanda, eucalipto glóbulos, gerânio e tea tree, ele alivia a vermelhidão provocada pela herpes.

Camomila: É um relaxante muscular. Indicada para o tratamento de artrite e combate a ansiedade.

Capim-limão: Fortalece o raciocínio, a criatividade e a concentração. Junto com lavanda é ideal para fazer escalda-pés.

Cipreste: Atua no sistema circulatório. Em conjunto com os óleos de laranja, lavanda e erva-doce, alivia o inchaço nas pernas.

Cravo: Age como revigorante e fortificante. Ótimo analgésico contra dores musculares e dores de dente. Também é afrodisíaco. 

Erva-doce: Traz segurança. Ótimo para combater a halitose, gengivites, tosse, rouquidão e TPM.

Eucalipto glóbulos: É bactericida. Indicado para aliviar a congestão nasal, febre, gripes e resfriados.

Gerânio: Ideal para amenizar a TPM (Tensão Pré-Menstrual). Também estimula o sistema linfático, diminuindo a celulite.

Lavanda: É um poderoso antiestresse e relaxante. Ótima alternativa para combater a insônia e as cólicas menstruais.

Rosa: Perfeito para trabalhar a feminilidade e e dar aquela revigorada na autoestima e no amor próprio.  

Tangerina: Proporciona alegria. Ótimo para resolver problemas de insônia e de timidez excessiva.

Ylang-ylang: Óleo afrodisíaco, o utilize para esquentar a relação e relaxar. Também é indicado para quem tem hipertensão. 

 

LEIA TAMBÉM:

02073