Geral

Entenda o que é e para que serve a Aromaterapia

Por Cristty Saad 17/05/2020 ÀS 07H12
Os aromas podem ser muito mais do que itens cosméticos Os aromas podem ser muito mais do que itens cosméticos - Crédito: Kelly Sikkema/Unsplash

A Aromaterapia é o conjunto de técnicas de aplicação dos óleos essenciais para o bem-estar físico e emocional das pessoas. Também serve para tratamentos de beleza.

O que são e como são obtidos os óleos essenciais

Os óleos essenciais são componentes químicos aromáticos vegetais. Eles são encontrados nas plantas, flores, raízes e cascas de frutos.

Existem várias maneiras de se obter os óleos essenciais. Os métodos mais conhecidos são: destilação a vapor e prensagem.

Diferença entre óleo essencial e essência

Os óleos essenciais puros são extratos de origem natural, sempre provenientes de partes de plantas aromáticas e/ou medicinais. As essências são de origem artificial, sem valor terapêutico. Elas são utilizadas como agentes para perfumar.

Como saber se um óleo é essencial ou artificial

Preste sempre atenção aos rótulos: os óleos essenciais trazem o nome da planta de que foram extraídos na sua composição. Se for um frasco de essência artificial, na sua composição estará escrito: parfum.

Outra diferença é o valor. Os óleos essenciais por serem puros custam bem mais caro. Já as essências artificiais, por serem muito utilizadas, têm um custo reduzido.

Cuidados que devemos ter ao fazer uso da Aromaterapia

Jamais usar um óleo essencial cujo aroma você não gosta. Não aplicar o óleo diretamente na pele, sem diluí-lo. Não ingira os óleos essenciais, a menos que eles sejam apropriados para isso. Sempre respeite as recomendações do fabricante!

Só utilize os óleos essenciais em difusores apropriados e procure sempre um aromaterapeuta profissional para te auxiliar na escolha do óleo essencial certo para você.

Baixe o app fortunica no seu celular, pois lá existem pessoas habilitadas que poderão ajudar você a encontrar o óleo essencial que mais se encaixa com as suas necessidades no momento.

Texto: Cristty Saad - Terapeuta holística e oraculista

Instagram: @cristtyoraculos

 

LEIA TAMBÉM:

02061