Geral

Tenha uma alimentação saudável de acordo com a dieta do seu signo

Por Redação João Bidu 09/07/2020 ÀS 19H33
Uma boa alimentação ajuda no bem-estar do corpo e da mente Uma boa alimentação ajuda no bem-estar do corpo e da mente - Crédito: Jonathan Borba/Pexels

A dieta dos signos é uma maneira de identificar quais são os gatilhos que podem prejudicar a saúde e como ser uma pessoa mais saudável com base no elemento dos signos.

Isso porque os elementos Fogo, Terra, Ar e Água influenciam o jeito de ser do seu signo e, por isso, é mais fácil ter tendências a desenvolver certos hábitos negativos para a saúde.

Portanto, confira as dicas dos elementos para a dieta dos signos e conheça a importância de manter uma alimentação saudável. O objetivo não é perder peso, mas melhorar o seu bem-estar para ter mais disposição no dia a dia e combater as doenças.

Contudo, se o seu desejo for emagrecer, você perceberá que com algumas atitudes simples é possível ter um emagrecimento saudável sem agredir o corpo ou passar vontades.

Importância da alimentação saudável

As mudanças conquistadas por meio de uma alimentação mais saudável são inúmeras. Elas vão desde uma melhora na condição física para conseguir praticar esportes ou atividades do cotidiano com mais disposição, até benefícios psicológicos.

Viva melhor: com hábitos mais saudáveis na hora da alimentação, você consome uma maior quantidade de nutrientes, fibras e vitaminas, o que garante que seu intestino funcione melhor, seu cérebro fique mais ágil e você ganhe mais energia para fazer o que quiser.

Emagrece: como já dito anteriormente, as mudanças na alimentação são responsáveis por um emagrecimento saudável, uma vez que com a ingestão de mais fibras, é possível evitar a prisão de ventre e combater o inchaço. Além disso, a diminuição do consumo de açúcares e outros produtos calóricos e de baixo valor nutricional, como é o caso dos industrializados, facilita na restauração natural da saúde. Porém, é importante lembrar que emagrecer não é o foco principal, apenas uma possível consequência.

Percepção do corpo: a melhor forma de se alimentar é sem exageros e com a quantidade certa. Por isso, mesmo em uma dieta saudável, com alimentos ricos em nutrientes, o ideal é comer em poucas porções ao longo de todo o dia. Fique atento(a) aos sinais do seu corpo e tome cuidado para não confundir fome emocional com fome fisiológica.

Pele jovem: legumes, verduras, frutas e cereais contam com várias características em comum. Uma delas é que são alimentos com nutrientes antioxidantes, ou seja, que combatem as moléculas de radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento precoce da pele e das células. Ou seja, quando mais desses alimentos você consumir no dia a dia, mais benefícios você dará para sua pele.

Afasta doenças: os radicais livres também são conhecidos por causar doenças graves, como o câncer. Uma alimentação saudável permite o fortalecimento do organismo e ajuda a evitar esse tipo de doença, assim como outras mais leves. Além disso, ao optar por refeições balanceadas, certas doenças podem ser controladas ou, até mesmo curadas - como é o caso do diabetes e da pressão alta, que podem ser desencadeados por maus hábitos no dia a dia.

Dieta dos signos

Elemento Fogo

Signos: Áries, Leão e Sagitário

A reposição energética é importantíssima para os signos de Fogo. Eles não costumam dispensar lanches com tudo o que têm direito, frituras e generosas porções de carne vermelha. Quando passam por uma situação que causa ansiedade, podem utilizar a comida como refúgio para as emoções.

Dica: evite o consumo de pratos pesados e o excesso de sal. Como são signos cheios de disposição, aproveite essa característica para estabelecer uma rotina de exercícios. Tire proveito disso para perder movimentar o corpo e deixá-lo ainda mais saudável.

Elemento Terra

Signos: Touro, Virgem e Capricórnio

Cuidar da saúde faz parte da rotina desses três signos, que não abrem mão de uma refeição equilibrada quando sentem que o corpo não está muito bem. Porém, podem esquecer da alimentação saudável por causa do excesso de trabalho ou nas situações de estresse da rotina. 

Dica: para manter a energia em alta, o ideal é não exagerar nas massas, nas sobremesas e nos pães. Vale também diminuir o ritmo do trabalho e ter hora certa para se alimentar, sem pular refeições e sem comer comidas rápidas nada saudáveis só para ganhar tempo.

Elemento Ar

Signos: Gêmeos, Libra e Aquário

Os signos que pertecem ao elemento Ar adoram se reunir em uma mesa cheia de petiscos com os amigos. Embora não sejam os maiores fãs dos alimentos mais pesados e gordurosos, a disciplina não é o forte desses signos. Durante a quarentena, é possível que esses signos fiquem mais esquecidos dos hábitos saudáveis ou da prática de exercícios.

Dica: modere as frituras, mousses, pães e grandes refeições. Lembre de se dedicar semanalmente - pelo menos três dias - para fazer atividades físicas em casa. Nessa hora vale de tudo; seja fazer alongamentos, yoga ou agachamentos, o ideal é encontrar o exercício que mais te dê prazer. Por dia, 15 minutos de exercício podem fazer muita diferença para sua saúde!

Elemento Água 

Signos: Câncer, Escorpião e Peixes

As pessoas dos signos de Água têm o comportamento muito influenciado pelas emoções. Se estiverem de bem com a vida, estará tudo certo nos hábitos. Porém, em uma crise pessoal, a alimentação é a primeira a ser afetada. Durante a quarentena, não compre alimentos ricos em açúcar para não correr o risco de comer tudo de uma vez em uma fome emocional.

Dica: cuidado para não colocar a saúde em risco com sobremesas em excesso e salgadinhos. Mastigue devagar e evite tomar líquidos durante as refeições.

LEIA TAMBÉM:

02300