Autoconhecimento

Mindfulness: aprenda três exercícios para fazer em casa

Por Larissa Silva 23/04/2020 ÀS 12H49
O Mindfulness é capaz de melhorar a qualidade de vida dos seus praticantes O Mindfulness é capaz de melhorar a qualidade de vida dos seus praticantes - Foto Pexels

O Mindfulness tem ganhado cada vez mais espaço na vida das pessoas, graças à sua contribuição para o processo de autoconhecimento dos praticantes. Além disso, a técnica ajuda a manter a concentração no momento presente, no agora, sem deixar a mente presa aos eventos do passado ou às fantasias do futuro. 

Se você quer fazer parte desse grupo que só cresce, confira o que é Mindfulness, como essa prática pode trazer benefícios para sua vida e aprenda, ainda, a colocá-la em prática com três exercícios que você pode fazer em casa!

O que é Mindfulness?

Você sente que não está no controle de sua vida? Sente que precisa de ajuda para encontrar um equilíbrio entre corpo e mente? Então saiba que o Mindfulness pode ser a ajuda que faltava para você alcançar plena consciência acerca das suas atitudes e sentimentos. Isso porque ele ajuda a desligar o popularmente conhecido "piloto automático" - a sensação de viver sem ter percepção do próprio estado de espírito, sem estar presente de corpo e alma em cada momento.

O Mindfulness reúne técnicas cientificamente comprovadas, capazes de auxiliar o foco da mente no "agora" e na compreensão sobre o que está se passando dentro e fora de si. A prática serve para não deixar que o futuro e o passado afetem tanto a mente, evitando distrações desnecessárias e contribuindo para a manutenção da saúde mental.

Quem pratica o Mindfulness tem o objetivo de buscar mais nitidez em suas ações e sensações perante qualquer situação e saber como viver de forma mais plena possível.

Quais são os benefícios da prática?

Ter mais consciência do que acontece dentro de si e focar no momento presente são maneiras de começar a perceber algumas coisas que normalmente passariam despercebidas. Dessa maneira, o Mindfulness auxilia no autodesenvolvimento dos praticantes, uma vez que, ao identificar os tipos de sentimentos e as razões pelas quais você toma determinadas atitudes, você pode ter mais domínio de si mesmo.

Ao ter clareza das situações, fica mais fácil entender que alguns fatores são externos e não internos, ou seja, estão acontecendo do lado de fora e não precisam alterar o seu estado mental, já que o que se passa está totalmente fora do seu controle. Isso permite que você não se cobre tanto e ajuda a aceitar a fluidez dos acontecimentos da vida.

Outro ponto é que essa percepção mais racional sobre o que se vive torna mais simples o processo de canalização de energia que, anteriormente, seria gastada com pensamentos confusos para a resolução dos conflitos que fogem do nosso controle.

Além disso, estar consciente sobre o que realmente se passa em uma situação te dá a capacidade de se concentrar no presente para resolver a questão e desenvolver tarefas com mais facilidade, evitando distrações e o estresse gerado pela ansiedade e o sofrimento antecipado.

A desfoco é um dos principais inimigos da produtividade, afinal, não tem como a mente trabalhar efetivamente no presente se está presa revivendo e analisando momentos do passado ou do que possivelmente ainda está por vir. Um estudo da Universidade de Harvard, publicado na revista ‘Science’, aponta que a mente passa cerca de 47% do tempo apenas divagando e totalmente distraída.

Isso significa que passamos quase metade das nossas vidas focados em algo que já passou ou nas expectativas de algo que nem sequer aconteceu ainda, o que atrapalha consideravelmente a capacidade de produção e, principalmente, de felicidade dos indivíduos em todos os setores da vida.

pesquisa acompanhou 2.250 pessoas e as avaliou por meio de um aplicativo; eram realizadas algumas perguntas aos voluntários, como o quanto felizes estão, o que estão fazendo no momento, se estão pensando sobre a atividade que estão realizando ou sobre qualquer outra coisa e qual sensação trazem esses pensamentos. O resultado apontado pelos cientistas mostra que, não só a mente divaga cerca de 47% do tempo, como isso pode levar a um estado de tristeza profunda.

Três exercícios de Mindfulness para fazer em casa

Durante a quarentena é possível aplicar o Mindfulness em situações típicas do cotidiano. Ao fazer isso, você quebra a normalidade da rotina e passa a ter mais consciência das ações que você faz sem perceber, além das consequências delas no seu corpo.

Veja como ter mais percepção da realidade com esses três exercícios práticos:

Concentração durante a escovação dos dentes

Escovar os dentes é uma ação tão rotineira que dificilmente é feita com plena consciência. Enquanto estiver escovando os dentes, procure não se distrair com nada ao seu redor. Olhe para seu reflexo no espelho e observe os detalhes do seu rosto. Em seguida, volte sua atenção aos movimentos da escova em sua boca e observe o caminho que a escova faz entre os dentes inferiores e os superiores.

Veja a gradual formação de espuma na boca e perceba seu gosto e frescor. Tente manter a mente nessas sensações, sem deixar a cabeça divagar. Esse simples exercício irá diminuir a agitação do corpo e fará com que você perceba detalhes nos quais talvez nunca tenha prestado atenção.

Consciência durante a alimentação

Quando for comer algo, mesmo que seja uma maçã, evite o celular, televisão ou qualquer coisa ou pensamento que possa dissipar a sua atenção. Tenha plena atenção no sabor dos alimentos, na textura e em suas cores. Não tenha pressa em fazer esse exercício; o ideal é mastigar com calma cada parte do alimento e observar como ele se reduz na boca. Isso também irá ajudar no seu processo de digestão.

Mudança de hábitos

Ficar em casa por causa da quarentena já é uma grande mudança de hábito, não é mesmo? Porém, analise seu cotidiano e verifique se suas ações diárias estão sendo repetitivas. Experimente fazer atividades fora da sua programação diária e observe quais sensações são despertadas em você - no seu corpo e mente. Mas, não faça nada com expectativas; o ideal é apenas sentir o impacto que as mudanças causam no seu ser.

Agora que você já sabe o que é Mindfulness, que tal colocar a técnica em prática e compartilhar com os amigos para que eles possam alcançar mais tranquilidade no dia a dia?

LEIA TAMBÉM:

01975