Fale conosco

Bem estar

Medicina Ayurveda: Equilíbrio de Corpo e Mente

Medicina Ayuerda: Equilíbrio de Corpo e Mente - Crédito: Nathan Cowley/Pexels

Batizada literalmente de "Ciência da vida” em sânscrito, a medicina Ayurveda tem o objetivo de ajudar a atingir o equilíbrio perfeito entre corpo e mente.

 

Nascida na Índia a mais de 5 mil anos, a medicina Ayurveda baseia se no tipo de sistema biológico, ou Doshas, como são conhecidos, para trazer as pessoas um “roteiro” de estilo de vida, contendo um guia de alimentação, exercícios, massagem, fitoterapia, e mais, que se seguidos levam ao equilíbrio perfeito.

 

A medicina Ayurveda também tem um grande poder de cura, pois se trata de uma medicina que desintoxica o corpo de ama (os excessos no nosso organismo que podem provocar doenças).

 

Yoga é uma grande aliada da Ayurveda, que divide as práticas entre os 3 Doshas (Pitta, Vata e Kapha). A yoga aliada a Ayurveda traz poses que trabalham as fraquezas de cada Dosha. 

 

Sendo assim, nas pessoas com predominância de Pitta, as poses indicadas são as que trabalham o intestino delgado, um dos lugares mais sensíveis no corpo Pitta, e os ajudam a esfriar o corpo. Para Vata, poses que trabalham as articulações e os ajudam a ter uma melhor capacidade de atenção. E poses que trabalham o estômago para Kapha, e ajuda a esquentar o corpo.

 

Também é indicado a prática de meditação, que assim como tudo nessa medicina, indica uma prática específica para cada Dosha, que no caso do Vata é a meditação das raízes, mantras para Pitta e meditação ativa para Kapha.

 

Exercícios também são parte integral da Ayurveda, que indica atividades leves para Vata, moderada para Pitta e intensa para Kapha.

 

A alimentação também é uma grande aliada da medicina Ayurveda, que indica que se coma muitas frutas e verduras, e faça uso de alimentos sazonais. Também sugere sabores doces, amargos e adstringentes para Pitta. Picantes, amargos e adstringentes para Kapha. E, doces, ácidos e picantes para Vata.

 

Para descobrir um o seu Dosha, existem vários testes online e artigos na internet que te podem te ajudar na tarefa. Mas se você está procurando uma opinião de um profissional que poderá te ajudar não apenas a descobrir o seu Dosha, mas criar um guia de estilo de vida especialmente para você, de acordo com as suas necessidades, gostos e afins, procure por um Vaidya, médico da Ayurveda.

 

LEIA MAIS: 

Por