Fale conosco

Bem estar

Conheça os Doshas e como podem mudar a sua vida

Como equilibrar os Doshas pode mudar a sua vida - Crédito: Pixabay

Apesar de muitos acharem que é algo místico, os Doshas fazem parte da medicina Ayurveda, uma ciência passada de geração em geração pelos indianos a mais de 5 mil anos. E são tão importantes que toda a medicina Ayurveda é baseada neles.

 

O Dosha é algo inerente do indivíduo, sendo conhecido como o “tipo” de sistema biológico de cada pessoa. Contudo, são fortemente influenciados pelos 5 elementos do universo: éter, água, fogo, ar e terra.

 

Existem 3 Doshas no total, o Pitta, o Vata e o Kapha. E apesar de todos termos os 3, cada pessoa tem um nível diferente deles no corpo.

 

Equlibrá-los aumenta nossa qualidade de vida, mas não existe uma pílula mágica para fazer com isso aconteça, é uma tarefa do dia a dia que traz vários benefícios à saúde.

 

Predominância de Pitta

Constituído pelo fogo e pela água, o Dosha Pitta é sinônimo do quente e do oleoso. 

As pessoas que possuem mais desse Dosha tem uma estrutura óssea média, são ativas, tendem a sentir muito calor e perdem a cabeça facilmente.

Para equilibrar esse Dosha, alimente-se de folhas verdes escuras, tome muita água e evite comidas picantes e salgadas!

 

Predominância de Kapha

Constituído de terra e água, o Dosha Kapha é conhecido pelo frio e a umidade.

As pessoas com predominância desse Dosha tendem a ganhar peso muito rápido e possuem uma estrutura óssea grande. 

Para equilibrar esse Dosha, alimente-se de comidas quentes e alimentos amargos. Nas refeições faça uso de temperos, beba muito chá e consuma gengibre!

 

Predominância de Vata

Constituído de ar e éter, o Dosha Nata é conhecido pela inconstância e pelo movimento. 

As pessoas com esse Dosha geralmente são magras, possuem estrutura óssea pequena e pele seca. Também há uma tendência a insônia.

Para equilibrar Vata, evite alimentos amargos e frio. Dê preferência a alimentos úmidos e quentes (como sopas) e consuma frutas doces e/ou cítricas ao longo do dia!

 

LEIA MAIS:

Por