Notícias

Aprenda técnicas de meditação para dormir melhor

Por Larissa Silva 14/05/2020 ÀS 10H49
Uma boa noite de sono ajuda na restauração das energias físicas e mentais Uma boa noite de sono ajuda na restauração das energias físicas e mentais - Andrea Piacquadio/Pexels

Ter uma boa noite de sono é fundamental para recuperar as energias para o próximo dia, aumentar o astral e diminuir a tensão do corpo. Mas, com a quarentena, a rotina das pessoas precisou ser alterada e essa mudança repentina afetou diretamente o processo do sono.

Enquanto alguns estão indo para a cama mais cedo e passando mais tempo dormindo - até durante o dia -, outros estão enfrentando dificuldades em dormir na hora certa e até sonos muito conturbados. Em ambos casos, o corpo e a mente não conseguem descansar de forma correta. Isso porque, mesmo dormindo mais, o que importa não é tanto a quantidade do sono, mas a qualidade dele.

Uma das formas de conseguir entrar em um estado de descanso, sem precisar recorrer aos medicamentos, é por meio da meditação. Essa prática ajuda a relaxar os músculos do corpo, a diminuir a pressão arterial e a reduzir a agitação da mente. Portanto, se você já enfrentava ou está passando por dificuldades para descansar, conheça algumas técnicas de meditação para dormir melhor.

Meditação para dormir melhor

Meditação para relaxar

Escolha um lugar tranquilo, sem muito ruídos - pode até ser na sua cama. O foco da prática é desenvolver a atenção plena na respiração, então, respire suavemente e sinta as sensações que esse movimento provoca no corpo.

Quando sua atenção se direcionar para outros assuntos, problemas e tarefas que precisam ser feitas, retorne gradualmente para o momento presente. 

A respiração é uma ferramenta poderosa para conseguir relaxar. Concentrar-se nela por cinco minutos já é o suficiente para se sentir mais calmo(a) e preparado(a) para deitar-se.

O ideal é se repousar confortavelmente em um colchão que seja firme, não muito macio. Após se deitar, procure soltar os músculos do corpo para que a tensão diminua. O mesmo vale para os pensamentos; não fixe sua atenção em nenhum deles, deixe que aos poucos eles desapareçam.

Em seguida, coloque uma mão no abdômen e outra no peito. Conte até cinco enquanto respira lentamente pelo nariz. Procure deixar imóvel a mão apoiada no peito; já a mão que estiver na barriga precisa acompanhar o movimento da respiração. Esse processo é chamado de respiração abdominal ou diafragmática e é ideal para ser feita até se sentir sonolento(a).

Meditação guiada para dormir rápido

Existem diversos vídeos de meditação guiada, no YouTube. São alternativas perfeitas para quem não tem prática ou precisam de uma estimulação maior para conseguir se concentrar.

A voz suave dos guias, as músicas relaxantes e os assuntos que eles abordam, como expansão da consciência, superação de obstáculos e amor próprio, despertam sensações no corpo que vão desde a reflexão até a calmaria absoluta.

Em casos de insônia, ouvir as meditações enquanto estiver deitado(a) na cama será uma maneira de induzir o sono. Para isso, é preciso acompanhar os conselhos dos guias e se desprender das conturbações que atribulam a mente.

Meditação do sono profundo

Essa é outra dica de meditação guiada, desenvolvida pela especialista em metafísica, Louise Hay e disponível no YouTube

Ela consiste em um exercício prático e eficaz que ajuda na substituição dos pensamentos do dia - que muitas vezes são os que impedem o sono - por imagens de sonhos tranquilos. A voz aconchegante também permite uma maior imersão nos concelhos de como se desapegar do passado e do futuro.

Por que meditar?

A meditação tem um profundo efeito na consciência e sua prática regular permite que a pessoa desenvolva o autoconhecimento e a percepção de si e do mundo.

Com a meditação, a mente fica mais calma e conectada com o corpo físico e, assim, ela consegue se concentrar no momento presente e identificar as aflições que corroem o espírito para poder corrigi-las da melhor forma possível.

Com o tempo de prática, você se sentirá cada vez mais no controle das próprias emoções, até alcançar o equilíbrio perfeito de harmonia. 

Além desses benefícios, outros motivos para começar a meditar são:

  • Diminui a ansiedade;
  • Ajuda o sistema imunológico;
  • Reduz a chance de desenvolver depressão;
  • Melhora a memória e outras funções do cérebro;
  • Auxilia na socialização entre as pessoas.

Que tal testar hoje mesmo uma das técnicas de meditação para dormir e ter uma noite de sono melhor?

LEIA TAMBÉM:

02042