Medalha de São Bento: conheça a história, significado e orações

Medalha de São Bento: conheça a história, significado e orações

Conheça a história da medalha de São Bento, seu significado e poder para os devotos do santo. Depois, confira 3 orações para pedir proteção e iluminação

Medalha de São Bento
Foto: Reprodução/Pinterest

São Bento é um grande exemplo de fé e devoção da igreja católica. Nascido em Nórsia, na Itália, o padroeiro é considerado por muitos o “pai da Europa” e tem seu dia comemorado em 11 de julho. A medalha de São Bento está sempre com o santo nas imagens em sua homenagem.

São Bento ficou conhecido por realizar diversos milagres com o sinal da cruz e por receber revelações de Deus. Foi assim que a medalha foi originada e esculpida, primeiramente, em um mosteiro de Monte Cassino.

Detalhes da medalha de São Bento

Escrita em latim, a medalha de São Bento possui uma cruz onde se encontram as iniciais C S S M L, que significa “A cruz sagrada seja minha luz”, e N D S M D, que é “Não seja o dragão meu guia”. Em volta da cruz estão as letras C S P B, “Crus do Santo Padre Bento”. Ao topo está a palavra Pax, que significa “paz”. Formando um círculo em volta do símbolo estão as letras V R S N S M V que significa “Retira-se, Satanás, nunca me aconselhes coisas vãs” e as letras S M Q L I V B, que significa “É mau o que me ofereces, bebe tu mesmo os teus venenos”.

medalha de são bento

Foto: Reprodução/Pexels

Agora que você conhece o significado da medalha de São Bento, confira algumas orações para o santo:

Prece ao santo

“Glorioso São Bento, a vossa santidade, unida à força de Deus em vossa alma e em vossa mente, vos tornou capaz de desmascarar a trama dos maus. Até o copo com veneno estremecendo, partiu-se em mil pedaços e a droga venenosa perdeu sua força maléfica. São Bento, em vós confio! Dai-me calma e tranquilidade: dai força à minha mente e ao meu pensamento para que, unindo-me ao poder infinito de Deus, eu seja capaz de reagir contra as ameaças do mal espiritual, da calúnia e da inveja. Ajudai-me também a vencer as doenças do meu corpo e da minha mente. Que Deus me ajude e São Bento me proteja. Amém.”

Adoração ao padroeiro da Europa

“Querido São Bento, pela adoração que todos nós fiéis temos por vós, em especial, nós arquitetos, aqui estamos a vos pedir que fortaleça nossa esperança, faça com que superemos qualquer desafio e provação, que nos guie em nosso trabalho e nos ensine a trabalhar da melhor forma possível para o sustento próprio e de nossas famílias. Adorado São Bento, vossa presença entre nós é valiosíssima e não podemos perder as vossas ações de fé e amor. Dê-nos força e paz de espírito e ajude-nos a ter tranquilidade em nossos afazeres. São Bento, abençoado! Damos graças a vós!” (Reze três Pais-Nossos, três Ave-Marias e três Credos).

Pedido ao santo

“Glorioso santo, que por toda a tua vida elegeste como prioridade a verdade, os princípios religiosos e a clareza em tudo, não permita que eu caia em tentação, deixando-me levar pela violência, pela preguiça ou pela gula. Ao olhares para mim, com esses olhos iluminados, que eles emanem somente bondade, castidade e obediência, para que eu possa viver em paz com o meu coração e com a minha alma. Por Jesus Cristo, São Bento, socorra-me!”

LEIA TAMBÉM:

 

Os comentários estão desativados.