Autoconhecimento

Entenda o que é a Jornada do Herói no tarot

Por Renata Prado 30/04/2020 ÀS 07H12
A Jornada do Herói indica o caminho do autoconhecimento A Jornada do Herói indica o caminho do autoconhecimento - volkovslava/Shutterstock

O Tarot é mais que um jogo de cartas; ele retrata arquétipos no nosso inconsciente e nos ensina a direção da elevação interior, dentro da nossa jornada de vida. Uma vez que você compreende cada carta do Tarot e percebe a sutil mensagem de cada Arcano, você se torna capaz de compreender mais sobre si mesmo, direcionando seu foco para o seu processo de evolução e a construção do seu ser, para o autoconhecimento

Na Jornada do Herói - ou Caminho do Louco - o retrato da busca por si mesmo que o número 0, a Carta do Louco faz, é a representação clara de cada um de nós. 

Agindo de forma instintiva e nada prudente, ele perambula. Mas, sua necessidade interior faz com que ele se jogue para o penhasco que é a vida, sem medo. Pronto para viver as experiências e amadurecer no caminho sagrado, sendo o caminho da vida.

Quem é o herói

Nas histórias e nos contos, temos aquele herói lindo, com o peito estufado, em seu cavalo branco e sua espada. Aqui não; o Louco é aquele jovem rapaz, conhecido como o anti-herói, que todos subestimam. Às vezes, pode ser até aquele andarilho que você viu pelas ruas e que, de fato, não paramos para compreender quem é.

Em busca de si, ele sai e caminha empolgado, animado e até ingênuo, pois não sabe quais perigos ele pode enfrentar.

E, assim, para sua evolução, ele segue para a primeira fase da busca de se tornar consciente. Irá compreender os aspectos manifestados em si e a lidar com as dualidades da vida, percebendo quem é.

O que muitos de nós ainda não paramos para compreender é isso; que somos responsáveis por nós, somos o principal condutor dessa jornada chamada "vida".

Durante essa aventura, o Louco vai compreender que precisa lidar com seus instintos e impulsos, dentro dos seus conflitos internos, seja por crenças ou por imposições da sociedade - conflitos esses que comumente se apresentam no período da nossa adolescência. Assim, em um dado momento, ele abre espaço para a autoanálise, para a necessidade de se compreender e entender a si mesmo.

Jornada do Herói ou Caminho do Louco

A Jornada do Herói consiste em todos os nossos processos e fases pelas quais passamos na vida. Compreende como funcionamos nessa caminhada e os padrões de comportamentos dentro da nossa formação individual. E, uma vez que compreendemos quem somos, podemos viver com mais plenitude .

Uma jornada se inicia quando você decide não ser mais vítima de si mesmo ou das suas queixas. Buscar viver bem e ser feliz é o que chamo de combater o "bom combate", ou seja, lidar consigo mesmo e superar seus medos, destruindo seus conflitos e se deixando, assim, transcender e transformar seu interior em luz.

"O Bom Combate é aquele que é travado em nome de nossos sonhos. Quando eles explodem em nós com todo o seu vigor – na juventude – nós temos muita coragem, mas ainda não aprendemos a lutar. Depois de muito esforço, terminamos aprendendo a lutar, e então já não temos a mesma coragem para combater. Por causa disso, nos voltamos contra nós e combatemos a nós mesmos, e passamos a ser nosso pior inimigo. Dizemos que nossos sonhos eram infantis, difíceis de realizar, ou fruto de nosso desconhecimento das realidades da vida. Matamos nossos sonhos porque temos medo de combater o Bom Combate."

O Diário de um Mago — Paulo Coelho

Por fim, o arcano 0, a Carta do Louco, após passar por diversos desafios, se torna o arcano 22 - ou seja, uma versão e expressão dele mesmo, porém, elucidado, torna-se o sábio que combateu um bom combate e alcançou seu processo de individuação: ser íntegro e não dividido.

Por fim, o tarot é uma ferramenta que nos ajuda a compreender quem somos e como direcionar nossa vida. Nos ajuda a nos reconhecer e de verdade, aceitar quem somos.

Texto: Renata Prado - Taróloga e terapeuta

Instagram: @renataprado.terapeuta

 

LEIA TAMBÉM:

02005