Notícias

Conheça a história e as orações dos Santos Juninos

Por Redação João Bidu 18/06/2020 ÀS 12H12
Conte com a ajuda dos santos juninos Conte com a ajuda dos santos juninos - Crédito: Pixabay

O mês de junho é muito conhecido pelas suas festividades e comemorações, certo? Além do conhecido santo casamenteiro, Santo Antônio, comemora-se também o dia de outras figuras da igreja católica que são bastante populares entre os fiéis: São João, São Pedro e São Paulo.

Junto de Antônio, os três formam o grupo dos Santos Juninos, comumente festejados na cultura brasileira. Então, por que não aproveitar este mês e contar com a ajuda de todos eles?

Para isso, tenha fé e confie nas bênçãos que eles podem oferecer para a sua vida por meio das orações dos Santos Juninos.

História e orações dos Santos Juninos

São João Batista

Filho de Izabel e Zacarias, que tentavam há anos ter um herdeiro, São João Batista nasceu seis meses antes de Jesus Cristo, seu primo, e teve seu nome revelado por um anjo.

O santo, que levava uma vida monástica, foi preso e decapitado por enfrentar o rei Herodes em seu tempo. Ele é considerado por muitos, padroeiro dos hoteleiros, hóspedes e prisioneiros.

Sua data litúrgica é o dia 24 de junho, festejada no Brasil com muita música e comidas típicas. Não à toa, as tão famosas festas juninas também levam o nome de festa de São João.

Oração a São João

“Ó glorioso São João Batista, profeta e precursor do altíssimo, primogênito da graça de Jesus e da intercessão de sua santa mãe, grande diante do Senhor pelos dons de que fostes enriquecido desde o seio materno e pela felicidade no cumprimento da missão recebida de Deus, ajudainos a acolher a boa nova que anunciastes. Quero fazer de minha existência uma realização da justiça, do amor, da penitência e da pureza que proclamastes. Alcançai-me a graça de pertencer inteiramente ao reino por vós prenunciado e que está presente entre nós, desde o nascimento de Jesus. Alcançai-me, também, meu santo protetor, singular devoção à Virgem Maria que, levada pela caridade e pelo desejo de ajudar, foi com pressa à casa de vossa mãe, Santa Isabel, para serdes abençoado com os dons do Espírito Santo. Estou certo de que, com estas graças, e amando até à morte a Jesus e a Maria, salvar-me-ei e, no céu, convosco e com todos os anjos e santos, amarei e louvarei a Jesus e a Maria entre delícias e gozos eternos. Amém.”

Pedido a São João Batista

“Glorioso  São  João  Batista,  que  fostes  santificado  no  seio  materno,  ao  ouvir  vossa  mãe  a  saudação de Maria santíssima, e canonizado ainda em vida, pelo mesmo Jesus Cristo, que declarou, solenemente, não  haver entre os nascidos de mulheres, nenhum maior do que vós; por intercessão da virgem e pelos infinitos merecimentos do seu Divino Filho, de quem fostes precursor, anunciando-o como messias e apontando-o  como o cordeiro de Deus que tira o pecado do mundo, alcançai-nos a graça de darmos também o testemunho da verdade e selá-lo até, se preciso for, com o próprio sangue, como o fizestes vós, degolado iniquamente por ordem de um rei cruel e sensual. Cujos desmandos e caprichos havíeis justamente verberado. Abençoai esta vossa paróquia, e fazei que aqui floresçam todas as virtudes que praticates em vida, para que, verdadeiramente animados do vosso espírito, no estado em que Deus nos colocou, possamos um dia gozar convosco da bem-aventurança eterna. Assim seja.”

São Pedro

Pedro foi o primeiro Papa e príncipe dos apóstolos. Mesmo sendo testemunha de importantes fatos da vida de Jesus, o santo negou Cristo três vezes na hora da Paixão.

Quando Jesus ressuscitou, Pedro confirmou sua fé e se tornou um pregador do Evangelho. Após ser aprisionado duas vezes, foi crucificado de cabeça para baixo, a seu pedido, porque não se julgava digno de ser morto como Jesus.

São Pedro é popularmente conhecido como guardião das chaves do céu e é considerado o padroeiro dos pedreiros, pescadores e porteiros. Sua celebração acontece no dia 29 de junho.

Pedido a São Pedro

“Apóstolo Pedro, de personalidade forte, impulsiva, totalmente fiel aos seus preceitos religiosos, bondoso e arraigado às palavras de Cristo, clamo a vós, já que estou numa fase difícil de minha vida e, creio que podes me orientar nesta cura divina (faça o pedido). Assim como tens a chave do céu, abra a minha alma para aceitar os vossos pensamentos maravilhosos. Se for atendido o meu pedido, darei glória incessantemente e prometo divulgar os seus milagres a todos os seres que necessitarem. São Pedro, rogai por nós!” (Reze um Pai-Nosso e um Credo)

Súplica por saúde ao guardião do céu

“Ó! Venerado São Pedro, conhecido como rocha arraigada, líder celestial, grande realizador de milagres e um dos maiores apóstolos a proclamar a fé, rogai por nós. Bendito sejais vós, meu santo, minha autoridade  celestial. É bom saber que posso contar convosco em qualquer hora de minha vida, especialmente quando me encontro com problemas de saúde. Agradeço a Deus, por mantê-lo sempre iluminado, enviando luz a todos nós. São Pedro, que tendes a chave da vida e da cura, rogai por nós. Amém!”

São Paulo

Também celebrado no dia 29 de junho, data de seu martírio, Paulo - que antes tinha o nome Saulo - cresceu e viveu nas tradições judaicas.

Por sua fé, passou a combater os cristãos e persegui-los. Um dia, quando estava a caminho de Damasco, Paulo foi cercado por uma luz que o derrubou no chão e ouviu a voz de Jesus lhe falar.

Ele percebeu, então, que havia vivenciado um encontro com Cristo, se converteu e passou de perseguidor para um seguidor fervoroso de Jesus, espalhando a palavra da sua nova crença com determinação e coragem.

A conversão de São Paulo é celebrada no dia 25 de janeiro e é vista por muitos como um dos atos mais importantes da religião cristã, demonstrando o poder de Jesus em perdoar, aceitar e abraçar um de seus maiores perseguidores, confiando a ele a palavra da evangelização.

Prece ao apóstolo Paulo

“São Paulo, apóstolo seguidor de Jesus Cristo e santo que protege a minha vida, venho até vós neste momento de carência de amigos e familiares, pedir que olhe para mim com seus olhos abençoados e sua fé infinita e faça com que eu encontre pessoas amáveis no meu caminho de fé e no meu convívio diário. Que  quem olhar para mim possa me ver uma pessoa com um coração menos racional e mais voltado para a bondade divina, se assim eu merecer. Amém!”

Oração a São Paulo

“Ó grande apóstolo São Paulo, mestre dos gentios, corajoso, seguidor de Cristo, destemido evangelizador, fundador de comunidades, dai-nos este espírito de apóstolo de vosso mestre Jesus, a fim de que possamos  dizer a todos: ‘Já não sou eu que vivo, mas é Cristo que vive em mim’. Iluminai a todos os povos com a luz do evangelho, que com tanto amor testemunhastes, procurando estabelecer no mundo o reino de justiça e de amor do vosso mestre. Suscitai muitas vocações missionárias, que a vosso exemplo, levam Cristo a todos os povos. São Paulo apóstolo, rogai por nós.”

LEIA TAMBÉM:

02219