História de São João: conheça a trajetória do santo junino

Conheça a história de São João Batista, o santo junino

No dia 24 de junho é comemorada sua data. Conheça a história de São João Batista, que deu origem à tradicional fogueira da festa junina!

história de são joão
Foto: Reprodução/Pinterest

Com sua data de comemoração em 24 de junho, o santo deu origem à tradição da fogueira nas festas juninas e, por isso, é tão lembrado nessa época. Saiba um pouco mais sobre a história de São João e a origem da devoção!

História de São João

Ao contrário de outros santos, festejados em datas que coincidem com os dias de suas mortes, São João passou a ser comemorado no dia 24 de junho porque essa é a data de seu nascimento. Conta-se que, na noite em que veio ao mundo, Isabel, sua mãe, ergueu um mastro e acendeu uma fogueira para que sua prima Maria soubesse do ocorrido. Isabel era estéril, portanto, o nascimento de João anunciava um novo período precedente à chegada de Jesus, no qual as mulheres tornaram-se fecundas e a força profética era cada vez mais disseminada. A fogueira e o mastro, usados por Isabel para anunciar a chegada de seu filho, transformaram-se em uma tradição e são até hoje representados na festa de São João. Além disso, muita música, dança e comidas típicas marcam essa celebração em todo o Brasil.

A Bíblia nos conta que, mesmo sem ter pecado algum, Jesus esteve com João para também ser batizado, assim como os outros que ali aguardavam. Por um momento, João Batista hesitou, afinal, estava diante do filho de Deus, mas, logo, comoveu-se com o exemplo de confissão de Cristo.

Maria e Jesus

Foto: Pexels

Jesus também nutria uma admiração muito grande por João Batista, o que pode ser comprovado nas escrituras sagradas, no livro de Mateus 11, 7-11 e 14-15: “Na verdade vos digo que, entre os nascidos de mulher, não apareceu nenhum maior do que João, o Batista. E, se quereis aceitá-lo, ele mesmo é o Elias que há de vir. O que tem ouvidos, ouça!”, disse Jesus às multidões.

LEIA TAMBÉM:

Os comentários estão desativados.