Notícias

Guia de cristais para fortalecer sua saúde em tempos de Coronavírus

Por Sérgio Olens 16/04/2020 ÀS 15H30
Os cristais são ótimos aliados para nossa saúde emocional e física Os cristais são ótimos aliados para nossa saúde emocional e física - Karolina Grabowska/Pexels

O momento atual em que a sociedade se encontra requer cautela total. Em meio à pandemia do novo Coronavírus, a população é encorajada a ter paciência, esperança, fé e, principalmente, a ficar em casa para não se expor ao perigo de uma contaminação que causa sérios problemas. Os cientistas e profissionais da saúde têm feito sua parte e a população encara uma fase em que manter o isolamento social é o melhor a ser feito.

Porém, com essa grande mudança inesperada no comportamento, surgem outras sérias questões, como o medo e a ansiedade - que são causadores de diversos transtornos físicos e emocionais. 

O medo é uma sensação ligada ao estado de alerta diante de uma ameaça, enquanto a ansiedade é uma reação normal do ser humano, mas que, em excesso, pode se tornar uma doença. Os dois sentimentos estão fortemente interligados e podem, inclusive, afetar a respiração, seja pela falta de ar ou pela respiração encurtada.

Pensando nessas questões tão importantes, geradas pela alteração da rotina, e em alguns dos sintomas da Covid-19, resolvi indicar um guia de cristais de fácil acesso que podem ser usados como um kit para auxiliar sua saúde de forma terapêutica nos casos de ansiedade, medo e possíveis sintomas no sistema respiratório.

*Lembrando que nenhuma terapia holística substitui o tratamento médico. Se tiver sintomas como febre, falta de ar - diferente da causada pela ansiedade - e tosse seca, procure ajuda médica.

Guia de cristais para a saúde física e emocional

Água-Marinha 

Pedra ligada à coragem, ideal para o momento da crise atual. Com sua energia calmante, ela auxilia reduzindo o estresse e a angústia, eliminando o medo. Ela também pode ser posicionada em ambientes onde há tensão, como o local da casa no qual você vê as notícias, por exemplo. É um tônico para o sistema respiratório. Chakra: Laríngeo - quinto.

Ametista

Pedra altamente eficiente no campo espiritual e emocional; no campo físico, atua equilibrando o sistema nervoso. Aumenta a motivação, auxilia no tratamento de insônia, eliminando os sintomas de medo e ansiedade. Chakras: Frontal - sexto e Coronário - sétimo.

Aventurina Verde

Pedra da vitalidade e da esperança. Promove equilíbrio e harmonia física, emocional, mental e espiritual. Fortalece os pulmões e o coração. Desenvolve o otimismo, a confiança e a compreensão. Chakra: Cardíaco (quarto).

Cornalina

Fortalece o corpo físico e é ótima no auxílio da saúde. Ajuda a superar a ansiedade oriunda de medos em excesso. Promove uma melhor aceitação das mudanças da vida. É uma pedra de transformação e encorajamento. Chakras: Básico - primeiro e Sexual - segundo.

Crisocola

Desenvolve a segurança e ajuda na aceitação de mudanças na vida, dissipando pensamentos negativos e fobias. É uma pedra ótima como auxiliar no aumento das capacidades respiratórias. Chakras: Cardíaco - quarto e Laríngeo - quinto.

Esmeralda

Uma das pedras mais potentes de cura e também um remédio para as emoções. Estimula a segurança, a autoconfiança e a esperança. Equilibra os sistemas imunológico e respiratório. Auxilía dissolvendo medos, fobias, ansiedade e traumas, promovendo o equilíbrio necessário para vencer as adversidades da vida. Chakra: Cardíado - quarto.

Hematita

É uma pedra de aterramento e força. Promove a resiliência perante os grandes problemas. Dissipa a ansiedade, aumenta o foco e traz movimento, fazendo com que o indivíduo não fique paralisado devido ao medo. Auxilia nos processos de infecção. Chakra: Básico - primeiro.

Ônix

Pedra que promove a confiança e o aterramento como apoios para as circunstâncias difíceis da vida. É uma pedra de resistência, organização mental e que, com isso, afasta as sensações de medo e insegurança. Por tais atributos, é conhecido como um cristal de poder. Chakras: Básico - primeiro e Plexo Solar - terceiro.

Pirita

É uma pedra muito positiva que cria um escudo energético, bloqueando a negatividade. Pode ser usada como alivio para as crises de ansiedade e desespero. Nos trabalhos de cura cristalina, atua beneficiando o sistema respiratório. Chakra: Plexo Solar - terceiro.

Quartzo Rosa

Uma das pedras mais conhecidas e também uma das mais poderosas. Elimina preocupações, acalma a mente e as emoções, auxiliando nos quadros de ansiedade e medo paralisantes. Esse cristal altera a frequência do coração, relaxando e promovendo uma melhor respiração. Chakra: Cardíaco - quarto.

Como utilizá-los

Existem várias formas, dentro da Cristaloterapia, para exercer o tratamento com as pedras, como: elixir de cristais, alinhamento energético dos chakras e mandalas de poder. Entretanto, uma das formas mais eficientes para conexão com os cristais e suas propriedades físicas e energéticas é a meditação. Por meio de uma técnica básica diária é possível usufruir dos benefícios terapêuticos do reino mineral.

Escolha o cristal de acordo com a necessidade e, em um ambiente calmo, na certeza de que não será interrompido, segure o cristal entre as duas mãos ou com a mão esquerda - mão que recebemos energia - e inspire e expire profundamente. Tente relaxar usando essa técnica  por 15 minutos ou mais e, ao se conectar com as propriedades do cristal, receberá seus benefícios, atingindo o equilíbrio necessário.

Para quem conhece um pouco mais sobre as técnicas da terapia com cristais, posicione o cristal sobre o chakra correspondente e deixe-o por aproximadamente quinze a vinte minutos. Depois, limpe e energize a pedra novamente.

Texto: Sérgio Olens -Terapeuta holístico e oraculista

Instagram: @sergio.olens

 

LEIA TAMBÉM:

01954