Notícias

7 Exemplos de hobbies para começar ou aprimorar na quarentena

Por Larissa Silva 12/05/2020 ÀS 11H13
Cozinhar é uma atividade relaxante para ser feita na quarentena Cozinhar é uma atividade relaxante para ser feita na quarentena - Andrea Piacquadio/Pexels

A quarentena afetou diretamente a rotina das pessoas. Atividades precisaram ser alteradas para se adequarem ao isolamento social, enquanto outras foram deixadas de lado por algum tempo.

Dividir as horas do dia entre tarefas domésticas, trabalho e, por vezes, filhos, é o objetivo de muitos. Porém, também é essencial dedicar um pouco do seu tempo para si mesmo(a). Isso deixará sua mente mais tranquila e trará uma pausa para descansar dos acontecimentos da atualidade e de todo o trabalho do dia a dia.

Como atividades ao ar livre não são ideais para este momento, está na hora de explorar alguns exemplos de hobbies que podem ser praticados dentro de casa, para que você encontre algo que goste de fazer e possa passar o tempo de uma forma mais prazerosa. 

O objetivo desses hobbies não é a produtividade, mas se distrair e, acima de tudo, se divertir bastante! Então, nada de cobranças, combinado?

Opções de hobbies para a quarentena - e para a vida

Jardinagem

Entrar em contato com a natureza é uma forma de elevar o astral. Por isso, a jardinagem é uma atividade que age no corpo como um calmante e traz benefícios como a diminuição da ansiedade e do estresse mental.

Mesmo que você nunca tenha plantado nada, não é preciso ter grandes habilidades para conseguir cultivar algumas plantinhas em casa. Canais no YouTube como Vida no Jardim e Plantar é Viver disponibilizam dicas para você começar o seu projeto de plantio, além de curiosidades sobre a diversidade das plantas.

Aproveite a ocasião e faça, por exemplo, o seu próprio jardim de temperos. Cada item pode ser plantado em um pequeno vasinho e, além de ser uma linda decoração, você pode utilizar as plantinhas para incrementar suas receitas.

Culinária

A internet está cheia de relatos de internautas que se entregaram de vez para a cozinha - sabendo ou não preparar os pratos. Já que não é possível frequentar os bares e restaurantes, o jeito é entrar nos canais de culinária do YouTube e colocar a mão na massa, certo?

Sites como o Guia da Cozinha, que também conta com um canal oficial no YouTube, postam diariamente diversas opções de cardápios e receitas práticas para a quarentena. O ideal é testar diferentes tipos de pratos até que você encontre a sua especialidade.

Pintura e desenho

Antes de pensar que não leva jeito para atividades artísticas, saiba que toda pessoa pode desenvolver essas habilidades por meio da dedicação e treino - e não terá melhor momento para isso do que agora.

Existem diversas formas de artes e cada artista as reproduz de acordo com seu estilo. Portanto, você pode encontrar o seu próprio traço, a sua própria originalidade e criar verdadeiras obras de artes - apenas não desista no meio do caminho, tá?

Em função da quarentena, muitos sites disponibilizaram cursos gratuitos de pintura e desenho. Um deles é a Learncafe; seus cursos ficam disponíveis durante 24 horas por dia, todos os dias da semana. Lá você encontra um curso gratuito de pintura em tela, entre muitos outros. 

A Faber-Castell também deixou gratuito vários de seus cursos de desenhos. Neles você aprenderá a criar planos nos desenhos e perspectivas, além de outras dicas que valem tanto para quem já sabe desenhar, quanto para quem está começando.

Porém, se falta incentivo para você se aventurar nesse mundo artístico, semanalmente, no perfil do Masp do Instagram, o museu posta alguma obra de seu acervo e pede para os seguidores recriarem a imagem. Os vencedores têm seus desenhos postados no Instagram do museu e recebem um prêmio especial, que é o acesso gratuito ao museu durante um ano - quando a quarentena acabar, claro.

Crochê e bordado

Quer distrair a mente e conseguir uma renda extra nesta quarentena? Então, aposte nos crochês e bordados!

Para quem pensa que essa atividade é só para pessoas mais velhas, pode esquecer! No canal Two Bee, no YouTube, a Bia Morais ensina como fazer amigurumis - bichinhos super fofos que são uma excelente opção para presentear, vender ou decorar o quarto.

Já para aprender a fazer gorros, meias e blusas - aproveitando que o tempo está mais frio -, o canal Aprendendo Crochê ensina o passo a passo desses itens, além de muitos outros.

Biscuit

Imagina ter uma tarde de descanso, enquanto se diverte fazendo vários personagens de filmes e animações em biscuit? Quem já mexeu com essa massinha sabe o quão prazeroso é o processso de enrolar, alisar e dar a forma ideal para criar um boneco com ela. Além disso, essa atividade pode ser lucrativa, uma vez que você pode vender suas obras por meio da internet e ganhar um dinheiro a mais no mês.

O canal do Almir Nascimento, por exemplo, publica semanalmente vídeos ensinando como produzir enfeites de biscuit, inspirados em personagens de diversos filmes, além de como preparar a sua própria massa em casa.

Autoconhecimento

Já no canal oficial do João Bidu, você encontrará diversos conteúdos sobre amor, prosperidade, dinheiro, Astrologia e como desenvolver o autoconhecimento.

De segunda a quinta, lives com tarólogos, astrólogos e terapeutas são transmitidas pelo YouTube, Instagram e Facebook. Nelas são discutidos assuntos sobre a libertação da alma, como ter mais bem-estar na quarentena, o fortalecimento da autoestima, entre muitos outros.

Outro canal que te ajudará no processo de autoconhecimento e conexão com seu verdadeiro ser é o DesprogrAMA-SE. Portanto, aproveite a quarentena para renovar seu interior e aprender outras maneiras de viver com mais plenitude.

Reforma da casa

Você quer arrumar ou reformar alguma parte da casa? Está cansado(a) de ficar olhando todos os dias para a mesma decoração? Respirar o ar de um novo ambiente pode ajudar bastante neste momento de quarentena, não é?

Então, se você já tinha planos de mudar os cômodos da casa ou só quer dar um up no visual do lar, inspire-se nas dicas dos canais Tu Organizas e DIYcore, para que você mesmo(a) possa realizar as mudanças que quiser. O conteúdo desses canais abordam reformas de cômodos, móveis e até como criar sua própria decoração.

LEIA TAMBÉM:

02035