Religiosidade e fé

Entenda a doutrina espírita e suas principais referências

Por Redação João Bidu 17/08/2017 ÀS 11H15
A foto mostra um espírito atravessando a ponte para o mundo espiritual. Doutrina espírita A foto mostra um espírito atravessando a ponte para o mundo espiritual. Doutrina espírita - Foto: Shutterstock.com

O embasamento nas ciências é levado bastante em conta, mas o espiritismo, por abranger objetos de conhecimento que estão além das experiências sensitivas, alcança o ramo doutrinário. Mesclando a caridade do catolicismo primitivo, a reencarnação do budismo, o evolucionismo de Darwin, o positivismo de Comte e filosofias orientais, a doutrina espírita é formada por um conteúdo diferenciado.

No entanto, ela se encontra voltada para uma perspectiva: “Em linhas gerais, o aspecto filosófico analisa a criação divina, explicando porque Deus criou o homem, qual é a sua origem e sua destinação, refletindo sobre as causas da felicidade e infelicidade humanas”, elucida Marta no texto.

Exemplificando o que disse Marta, conceitos da doutrina são citados por Allan Kardec em Obras Póstumas, como a existência do princípio inteligente independente da matéria, a preexistência da alma e sua sobrevivência após a morte do corpo, a igualdade dos pontos de partida ou de origem entre todas as almas, a inexistência de privilégios para determinadas criaturas, cada alma ser livre para tentar progredir mais ou menos rapidamente, a perfeição espiritual obtida pelos anjos, entre outros.

Pilares da doutrina espírita

Os livros na galeria abaixo são considerados as principais referências da doutrina espírita, todos desenvolvidos por Allan Kardec. Saiba o que diz cada uma das obras.

A foto mostra um espírito atravessando a ponte para o mundo espiritual. Doutrina espírita Foto: Foto: Shutterstock.com
A foto mostra a capa do Livro dos Espíritos, uma das referências da doutrina espírita Foto: Reprodução
A foto mostra o Livro dos Médiuns uma das referências da doutrina espírita Foto: Reprodução
A foto mostra O Evangelho Segundo o Espiritismo, uma das referências da doutrina espírita Foto: Reprodução
A foto mostra a capa de O Céu e o Inferno, uma das referências da doutrina espírita Foto: Não identificado.
A foto mostra A Gênese, uma das referências da doutrina espírita Foto: Reprodução

LEIA TAMBÉM

Texto e pesquisa: Fabio toledo/Colaborador - Edição: Giovane Rocha - Design: Douglas Noronha/Colaborador noEmbed

0356