Descubra a diferença entre Astronomia e Astrologia

Descubra a diferença entre Astronomia e Astrologia

E entenda o porquê das duas ciências sempre entrarem em debate

diferença entre astronomia e astrologia
Foto: AstroStar/Shutterstock

Hoje, 02 de dezembro, comemora-se o Dia da Astronomia. E, provavelmente, pelo menos uma vez na vida, você já foi pego pensando se existe diferença entre Astronomia e Astrologia, não é mesmo? Apesar de serem considerados termos próximos, quando são estudados mais a fundos, descobrimos que, na realidade, os dois são conceitos bem diferentes. A Astrologia significa ”O Estudo dos Astros”, enquanto a Astronomia estuda ”A Lei dos Astros”. Confira o real conceito de ambos e tire de uma vez por todas essa dúvida de quem é quem!

Descubra a diferença entre Astronomia e Astrologia

A verdadeira definição da Astronomia

Quando se trata de universo, podemos citar a Astronomia, que é a ciência responsável por estudar a fundo tudo sobre estrelas, cometas, sistemas solares, satélites e constelações. Além disso, esta ciência também se preocupa em estudar a origem, composição e evolução de todas as entidades físicas existentes no espaço sideral. Por isso, graças aos astrônomos que dedicam suas vidas para descobrir tudo sobre o universo, podemos falar sem medo, nomes, informações e dados sobre a parte teórica dos astros. Com domínio em física e matemática, uma boa habilidade observacional e um senso crítico aguçado, um astrônomo pode desvendar muitas novidades sobre o universo. A metodologia de estudo da Astronomia baseia-se na lógica e dedução

A verdadeira definição da Astrologia 

A Astrologia é uma ciência mística no qual estuda a posição e o movimento dos astros. Por meio de mapas astrais e horóscopos, aponta-se o que os astros dizem sobre o comportamento e interação das pessoas na terra. Por não ser uma ciência com comprovações científicas, é comum debates entre astrólogos e astrônomos. Também é apontada como uma crença pseudocientífica. Astrologia engloba a intuição e a comparação entre os astros e os seres humanos.

No entanto, a Astrologia já é estudada  há muito tempo. O interesse pelo que acontece no céu é muito mais antigo. Desde 15.000 anos a.C., o homem já observava o sol e a lua. Na Caldeia, os astrônomos fizeram uma divisão imaginária do céu em 3 faixas e perceberam que o Sol e a Lua cruzavam sempre as mesmas constelações na faixa do meio. Surgia, então, a primeira noção de Zodíaco. Quando a Mesopotâmia foi invadida pelos povos do norte, a influência dos planetas começou a ser estudada, surgindo assim a primeira Astrologia.

A briga entre astrônomos e astrólogos 

A rivalidade entre ambos existe algum tempo. Mesmo sendo diferentes, possui alguns aspectos que têm algum tipo de ligação. A discussão eterna é pelo fato da Astrologia não ser realmente comprovada, cientificamente falando. E a Astronomia é baseada totalmente no método científico, usando totalmente a lógica. Devido a isso, existe o debate sem fim entre os dois.

E você, já sabia a diferença entre Astronomia e Astrologia? Conte para gente nos comentários!

LEIA TAMBÉM 

Os comentários estão desativados.