Autoconhecimento

Dicas de como meditar em ambientes barulhentos

Por Redação João Bidu 11/02/2020 ÀS 06H00
Tranquilize sua mente em qualquer lugar

Se você acha que só é possível meditar em um ambiente calmo e silencioso, está enganado. Seja no escritório, no carro ou durante o banho, sempre há a possibilidade de separar alguns minutos para meditar. Na realidade, todos os lugares podem ser interessantes para aderir à meditação, pois a experiência da vida se dá por meio da mente. Descubra como meditar em lugares barulhentos e variados e confira uma série de dicas para relaxar sem grande esforço.

Ambientes curiosos e eficazes para meditar

É claro que, se for possível, é mais interessante meditar em um lugar calmo e silencioso, pois isso favorece a atenção e diminui a distração durante a prática. Mas qualquer lugar pode servir para praticar a meditação, conforme você confere a seguir.

No trabalho

O ambiente corporativo é, em muitos casos, caracterizado como estressante e repleto de atividades para serem desenvolvidas. Entretanto, uma boa ideia é reservar um tempinho do expediente para meditar e, com isso, relaxar a mente. Isso garante maior produtividade, melhorando o bem-estar do funcionário e o seu rendimento na empresa. O relaxamento proporcionado pela meditação melhora o ânimo e a disposição das pessoas. Assim, fica mais fácil e menos estressante trabalhar

Enquanto faz outro exercício

Além da caminhada ser uma atividade que proporciona benefícios para todo o organismo, também é um momento para a pessoa pensar em si mesma. Isso porque é possível andar e focar a atenção em cada parte do corpo, uma de cada vez, por alguns minutos. Quer saber como meditar ao mesmo tempo em que pratica essa atividade física? Primeiro, entre em sintonia com os joelhos, nos momentos em que eles se levantam e dobram para, em seguida, observar os quadris, os calcanhares e as solas dos pés quando tocam o chão. Por fim, é importante se atentar aos braços, observando como vão para a frente e para trás, com ritmo.

Dentro do carro

Um dos lugares mais estressantes para algumas pessoas costuma ser dentro do carro, ainda mais quando estão no meio de um congestionamento. Nesse momento, o ideal é aproveitar o tempo e praticar a meditação. Para começar, levante as sobrancelhas e conte até três. Depois, repita o mesmo procedimento com cada parte do corpo, esticando e relaxando os ombros, os braços e as pernas. Essas atitudes permitem o relaxamento da mente e promovem calma. Mas, atenção, lembre-se sempre de prestar atenção no trânsito para que não ocorra nenhum acidente!

Durante o banho

Que tal aproveitar esse momento para relaxar? Levante o rosto em direção a água e deixe que ela caia pela cabeça. Ao mesmo tempo, inspire e expire devagar, se atentando ao seu redor: sinta o aroma do sabonete e escute o barulho da água caindo ao chão. Uma boa dica é imaginar que trouxe todos os seus problemas até a superfície da pele e, com isso, a água que cai do chuveiro vai levá-los embora. Enquanto faz isso, fale mentalmente: "estou renovado". Essa técnica simples é capaz de aumentar o bem-estar e contribuir positivamente com a qualidade de vida.

Outras dicas para descansar

Além de contar com a meditação para relaxar tanto a mente quanto o corpo, também é possível desestressar seguindo algumas dicas simples. Veja!

Respire fundo: esse ato tão natural muitas vezes não é praticado de forma correta no dia a dia. A rotina pesada é, em geral, acompanhada de uma respiração apressada. Enfrente desafios respirando profundamente, para oxigenar as células cerebrais e manter a calma.

Massagem: uma boa sessão transborda relaxamento para quem recebe. Ao pressionar os pontos-chave de energia, são liberadas as tensões acumuladas e o corpo fica mais leve.

Ria mais: rir ajuda a diminuir o estresse, além de também aliviar a dor e beneficiar as defesas do organismo. Assistir a 30 minutos de uma série ou filme engraçado, por exemplo, já é suficiente para elevar os níveis de substâncias analgésicas no corpo. Sem falar na possível redução do efeito do estresse e aumento do número de anticorpos.

Tenha um hobby: uma pesquisa da Universidade de Maastricht, na Holanda, revelou que pessoas com hobby têm menos propensão a tirarem licença de saúde, além de menos depressão, níveis de estresse mais baixos e sistema imunológico trabalhando melhor.

Exercite-se: escolha uma modalidade física que goste e procure realizá-la regularmente. O bem-estar causado pela prática ajuda a desestressar. É comprovado que apenas 10 minutos de exercícios podem trazer de volta a alegria de viver e diminuir a ansiedade e o desânimo.

Coma bem: uma alimentação saudável é importante no dia a dia e, em especial, nos momentos de estresse, que acabam com nutrientes essenciais. Inclua verduras, frutas no prato e preze sempre pela variedade de cores.

Tenha contato com animais: acaricie, passeie ou brinque com bichos. De acordo com um estudo realizado pela Universidade de Washington, nos Estados Unidos, apenas 10 minutos de interação com animais de estimação são mais que eficazes para redução dos níveis de cortisol, hormônio ligado ao estresse.

Tenha vida social: organize encontros com pessoas queridas e desfrute desse contato para aliviar o estresse. Caso prefira preparar uma festa em casa, simplifique as coisas e saiba que os convidados querem a sua companhia, e não que os sirva.

Peça e aceite ajuda: permita-se ser ajudado, pois isso faz parte da vida em uma comunidade. Sempre que puder, retribua os favores.

Crie um kit antiestresse: deixe alguns itens relaxantes à mão para ajudar em dias agitados – você pode guardá-lo na gaveta do trabalho ou na bolsa. Algumas opções são: florais, fotos, água, alimentos saudáveis, lixa de unha, etc.

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