Notícias

13 de Maio: dia de Preto-Velho e a energia da data

Por Gledson Lima 13/05/2020 ÀS 08H00
No dia da abolição da escravatura também é comemorado o dia dos Pretos Velhos No dia da abolição da escravatura também é comemorado o dia dos Pretos Velhos - Shutterstock

No dia 13 de maio de 1888, Princesa Isabel assinou a lei de abolição da escravatura. Apesar da data ser marcada por esse acontecimento, a suposta libertação dos escravos é questionada até hoje, uma vez que não se preparou estrutura para que os negros escravizados pudessem sobreviver a uma sociedade racista, na qual a supremacia branca dominante esmaga, dia após dia, os direitos da raça negra. 

Dia de Preto-Velho

Este dia representa alguns contextos históricos interessantes - na Umbanda, ele é comemorado como o dia de Preto-Velho. Os Pretos-Velhos são uma linha de trabalho de entidades dessa religião de matriz africana; são espíritos que se apresentam sob o arquétipo de velhos africanos que viveram nas senzalas, majoritariamente como escravos, que morreram no tronco ou de velhice, e que adoram contar as histórias do tempo do cativeiro.

Pai Antônio foi o primeiro Preto-Velho a baixar na Umbanda, por meio da mediunidade de Zélio de Moraes - teria sido um escravo em uma de suas encarnações. Foi também o espírito responsável pela inserçãodos pontos cantados na Umbanda; enquanto esteve presente incorporando em Zélio Fernandino de Moraes, foi o responsável por grande número dos pontos criados.

O primeiro ponto de Umbanda nasceu logo na primeira sessão, quando Pai Antônio pediu seu cachimbo. Contando a história de sua passagem pela terra, ele explicou que, por ser um senhor de idade, não ia mais para o corte da lenha, mas quando foi buscar um feixe de lenha para a sua necessidade, se sentiu cansado, encostou no tronco de uma árvore e nunca mais acordou. Quando perguntado se sentia falta de alguma coisa, lembrou que o único bem pessoal que não pertencia ao senhor era o seu pito.

13 de maio na Numerologia Arquetípica

Além da energia dos Pretos-Velhos, o dia 13 de maio confere uma energia intensa aos nascidos neste dia. Pela Numerologia Arquetípica, temos:

Arcano 13 - A Morte

Arcano 5 - O Papa

13+5 = Arcano 18 - A Lua

A Morte trata de mudanças e da fuga da zona de conforto; O Papa, a comunicação e espiritualidade e A Lua, grande poder intuitivo e a imersão em assuntos ligados à espiritualidade. 

Essas pessoas têm a comunicação como ponto interessante: ao mesmo tempo que contam com grande facilidade em se comunicar, têm o silêncio como seu aliado; um olhar pode dizer mais do que mil palavras.

São pessoas confiáveis, pois sabem a importância de segredos e confissões. Por outro lado, pode faltar incisão nas ações, sendo assim, pessoas pouco práticas, que deixam incógnitas no ar. 

Sendo praticante ou não de religiões, são pessoas que têm sua iluminação pela luz da Lua, pela espiritualidade do Sumo Sacerdote e através da mutação da Morte.

Texto: Gledson Lima - Numerólogo e umbandista

Instagram: @numerologleds

 

LEIA TAMBÉM:

02041