Notícias

Dia do Espírito Santo: conheça orações poderosas para essa celebração

Por Larissa Silva 31/05/2020 ÀS 11H44
Reze para fortalecer sua conexão com Deus Reze para fortalecer sua conexão com Deus - Crédito: James Coleman/Unsplash

O Dia do Espírito Santo, Dia do Divino Espírito Santo ou Dia de Pentecostes é celebrado em 31 de maio - data que marca a descida do Espírito Santo dos céus, sobre os apóstolos de Jesus Cristo. Esse acontecimento representou que Deus estava presente em suas vidas, 50 dias após a Páscoa.

Da mesma maneira que aconteceu com os apóstolos, o poder de Deus continua entre a humanidade, ajudando seus filhos sempre que necessário. Portanto, se você estiver passando por um período conturbado ou deseja ser mais próximo(a) dessa divindade, clame pelo poder de Deus por meio da oração do Espírito Santo.

Dia do Espírito Santo

O dom do Espírito Santo, que foi a garantia da Paz e do Perdão, foi entregue aos discípulos no dia da Ressurreição de Cristo. Houve o anúncio de Jesus Cristo sobre o novo tempo que se iniciou, o tempo do Espírito, que permanecerá até o fim dos tempos.

Quando Jesus Cristo morreu por nós na cruz, seu Espírito foi entregue à Igreja e, desde então, nos concede milagres.

Para comemorar essa data, existe a Festa do Divino Espírito Santo, que é uma tradição da Igreja Católica muito antiga. Essa celebração tem relação com a esperança de um novo tempo de milagres. 

O costume chegou com os portugueses, no início do século XVI. Mas, só a partir do século XVII a festa começou a ter mais detaque. Em geral, ela ocorre nos meses de maio, junho ou julho, de acordo com a região do país.

Com a pandemia, as festas tiveram que ser canceladas, porém, você pode celebrar o Dia do Espírito Santo dentro da sua casa, rezendo as orações com muita fé e mentalizando bons pensamentos.

Símbolos do Espírito Santo

O principal elemento que representa essa celebração é a pomba branca, que simboliza a ave mensageira que tem os sete dons do Espírito Santo - sabedoria, entendimento, ciência, conselho, fortaleza, piedade e temor de Deus. Por isso, ela é representada com fitas coloridas em seu bico, uma para cada dom. 

Outro item importante é a bandeira vermelha, símbolo do fogo, elemento no qual o Espírito Santo se manifestou. No centro da bandeira há uma pomba branca com raios de luz.

Oração ao Espírito Santo

“Divino Espírito Santo, amor eterno do Pai e do Filho, eu te adoro, louvo e amo. Peço-te perdão por todas as vezes que te ofendi em mim e no meu próximo. Vem, com a plenitude de teus dons, nas ordenações, nas consagrações, e nas crismas. Ilumina, santifica, aumenta o zelo apostólico. Espírito de verdade, consagro-te a minha inteligência, imaginação e memória, ilumina-me. Dá-me conhecer Jesus Cristo mestre. Revela-me o sentido profundo do seu evangelho e tudo o que ensina a Santa Igreja. Concede-me o dom da sabedoria, da inteligência, do conselho. Espírito santificador, consagro-te a minha vontade: conduze-me sempre e em tudo conforme a vontade do pai. Concede-me o dom da fortaleza e o santo temor de Deus. Espírito de vida, consagro-te o meu coração: faze crescer em mim a vida divina. Concede-me o dom da piedade. Amém.”

Oração a Deus Espírito Santo

“Deus Espírito Santo, renova a nossa vida: envia a Tua luz e dá-nos coragem e força. Vem, Espírito Santo. Vem a nós com Teus dons: bondade, mansidão e paciência. Vem, Espírito Santo. Não permitas que o mal nos destrua, mas ajuda-nos a superar o mal pelo bem. Vem, Espírito Santo. Dirige nosso pensamento e nossa ação, ajuda-nos na nossa fraqueza, pois sem Ti nada podemos fazer. Vem, Espírito Santo. Faze-nos boas testemunhas de Cristo e deixa-nos encontrar alegria junto de Ti. Vem, Espírito Santo.”

Oração de invocação do Espírito Santo

“Vinde, Espírito Santo! Enchei os corações dos Vossos fiéis e acendei neles o fogo do Vosso amor. Enviai o Vosso Espírito, e tudo será criado. E renovareis a face da Terra. Deus, que instruístes os corações dos Vossos fiéis com a luz do Espírito Santo, fazei que apreciemos retamente todas as coisas segundo o mesmo Espírito e gozemos sempre da Sua consolação. Por Cristo, Senhor Nosso. Amém”.

LEIA TAMBÉM:

02121