Religiosidade e fé

Dia de Santo André: oração e história do santo que foi um dos apóstolos de Jesus

Por Redação João Bidu 29/11/2018 ÀS 11H00
santo andré santo andré - Não identificado.

Um dos apóstolos do Filho de Deus, Santo André esteve presente em muito momentos da vida pública de Jesus. Testemunhou o milagre da multiplicação dos pães, esteve na última ceia e viu a ascensão de Cristo. Evangelizador, acabou sendo martirizado. Sua festa litúrgica acontece em 30 de novembro.

Oração a Santo André

"Santo André, nunca tire de mim a alegria de viver e a coragem firme que tenho de amar o meu Deus pai todo-poderoso. Não me deixe frágil diante de pessoas que só ficam se lamentando, que eu tenha forças para levar palavras de alegria e riqueza espiritual e possa transformar esse ser em alguém mais amado, mais querido, mais protegido. Que sua presença, meu Santo André, permaneça no coração daqueles que são felizes e que os mesmos possam transmitir, por meio de suas glórias, essas devoções cheias de louvores. Santo André, rogai por nós!" (Reze três Pais-Nossos e três Credos).

santo andré Foto: Reprodução/Pinterest

História de vida

André era irmão de Simão, que posteriormente foi chamado de Pedro por Jesus. Os irmãos eram filhos de um pescador e moravam na cidade de Besaida, às margens do Mar de Galiléia. Assim como seu pai, eles também eram pescadores, sócios de João e Tiago - que também foram discípulos de Jesus.

Antes de se tornarem discípulos de Jesus, André e João foram discípulos de João Batista, quem apresentou Jesus aos dois. Santo André sempre fora ligado à religião e buscava algo a mais, o que fez com que os dois fossem os primeiros seguidores de Jesus.

Após seu encontro com o mestre, André levou seu irmão, Simão, para conhecê-lo, afirmando que havia "encontrado o Messias". Ele fora, portanto, o primeiro a apresentar os futuros discípulos para Jesus.

Considerado o "segundo na hierarquia" no grupo dos doze apóstolos (estando abaixo de Pedro, somente), vários milagres aconteceram pela oração de Santo André.

No entanto, por causa do crescimento da comunidade cristã, o santo foi perseguido pelo governador local e foi condenado à crucificação.

Edição: Jéssica Pirazza/Colaboradora | Edição de vídeo: Luiz Fernando Dezan/Colaboradora

LEIA TAMBÉM:

noEmbed

01014