Curiosidades sobre Nossa Senhora Aparecida: saiba mais sobre a santa

5 fatos que você provavelmente não sabia sobre Nossa Senhora Aparecida

Descubra algumas curiosidades sobre a santa mais popular do Brasil

Curiosidades sobre Nossa Senhora Aparecida
Foto: Shutterstock

Nossa Senhora Aparecida foi encontrada nas águas do Rio Paraíba do Sul por pescadores em 1717 que, ao invés de alimento, apanharam o corpo de Maria, mãe de Jesus. Surpresos, fizeram uma segunda tentativa — e fisgaram a cabeça. O feito foi considerado um dos primeiros símbolos brasileiro e a santa está entre as mais populares do país. No entanto, sua história guarda muito mais detalhe do que você imagina. Por isso, separamos algumas principais curiosidades sobre Nossa Senhora Aparecida.

 Confira 5 curiosidades sobre Nossa Senhora Aparecida 

1- A imagem da santa não foi encontrada no dia 12 de outubro 

Acredita-se que a imagem foi encontrada no dia 17 de outubro de 1717, mas a escolha por comemorar no dia 12 de outubro foi totalmente pensada. Existem três acontecimentos importantes que possam ser considerados inspiradores para a data. São eles: o descobrimento da América (12/10/1492), a aclamação de Pedro I como imperador do Brasil (12/10/1822) e a inauguração da estátua do Cristo Redentor (12/10/1931). Só em 1953 é que 12 de outubro foi considerado o dia oficial da Padroeira. Antes disso, foi comemorada em diferentes datas.

2- A escultura de Nossa Senhora Aparecida já foi quebrada

Você sabia que um jovem roubou Nossa Senhora Aparecida na Matriz Brasílica? Após pegar a escultura em suas mãos, ele jogou-a no chão, quebrando-a em diversos pedaços. A imagem foi restaurada, no entanto, algumas características da santa não puderam ser totalmente reparadas. A parte da cabeça cabeça foi a mais danificada e, por isso, ao comparar fotos de antes e depois, é possível notar uma diferença significativa nos traços da Padroeira.

3- Milagres com registros físicos

Existem inúmeros relatos milagrosos relacionados a santa. Contudo, dois deles são realmente comprovados por meio de objetos e que estão no expostos em um museu. O primeiro é uma corrente que teria pertencido a um escravo e que foi solta assim que o mesmo se aproximou da imagem da santa. O outro é uma pedra da escadaria de uma igreja com o formato de uma ferradura. Nesta história, um homem ficou preso com seu cavalo ao tentar entrar no local para zombar dos fiéis.

4- Quem esculpiu a Nossa Senhora? 

Por ser moldada com barro paulista, especialistas acreditam que a imagem foi esculpida por um frei carioca, chamado Agostinho de Jesus, discípulo do artesão português mais famoso da época, o Agostinho da Piedade.

5- A Santa que fica no Santuário Nacional de Aparecida é a mesma que foi encontrada no rio? 

Alguns acreditam que se trata de uma réplica perfeita da original. Mas, o Santuário Nacional de Aparecida, garante que é a verdadeira. Por motivos de segurança, o nicho fica protegido por um vidro à prova de balas e está a quatro metros do solo. A santa só sai do local uma vez ao ano, com exceção da visita de papas.

O que achou das curiosidades sobre Nossa Senhora Aparecida?

LEIA TAMBÉM

Os comentários estão desativados.