Cromoterapia: utilize o poder das cores a seu favor

Cromoterapia: utilize o poder das cores a seu favor

A Cromoterapia é um tratamento alternativo que utiliza como base as sete cores do arco-íris para restabelecer o equilíbrio físico e emocional

cromoterapia
Foto: iStock

A cromoterapia é um tratamento alternativo que utiliza como base as sete cores do arco-íris – vermelho, laranja, amarelo, verde, azul, índigo e violeta – para restabelecer o equilíbrio físico e emocional. A palavra vem do grego kromos (cor) e terapheia (tratamento).

As antigas civilizações, como o Egito, Grécia e China, já relatavam o poder e a influência das cores sobre a vida das pessoas. Eles foram os primeiros a usarem a Cromoterapia como tratamento para a cura de doenças e, de lá pra cá, a terapia virou mais uma opção para garantir o bem-estar.

Confira as propriedades e os benefícios de algumas cores na Cromoterapia:

Vermelho: é um tom poderoso, que potencializa a nossa energia vital e pode ser usado no combate a depressão. Porém, em excesso, pode causar ansiedade e irritabilidade. Também ativa a circulação e estimula o sistema nervoso. Simboliza a sexualidade.

Laranja: é uma cor alegre, que aumenta a vontade de viver e os processos de decisão. Combate a insegurança e está relacionada às ações sexuais, influenciando na libido
Amarelo: é dinâmica e age sobre os processos mentais, estimulando a criatividade e o raciocínio lógico. Além disso, essa cor traz benefícios à pele, fortifica o corpo e age sobre olhos, ouvidos e tecidos internos.

Verde: está associada ao equilíbrio e à saúde, além de ter efeito calmante e promover a sensação de confiança e segurança. É uma tonalidade utilizada no tratamento de doenças cardíacas e circulatórias.

Azul: traz serenidade e harmonia, tranquilizando o corpo e a mente, pois é uma cor relaxante. Ajuda a eliminar a sensação de angústia, estresse e insônia. Além disso, regenera as células dos músculos, nervos e aparelho circulatório.

Índigo: esta cor simboliza a intuição e a compreensão. Pode ser usada como calmante em estados de grande ansiedade ou excitação e no tratamento de inflamações e doenças dos pulmões. Também purifica o sangue, pois tem efeito coagulante.

Violeta: é a cor relacionada à espiritualidade, estabilidade da mente e paz, pois acalma os nervos e os músculos do corpo. Ajuda na concentração e eleva a autoestima.

o poder das cores

Foto: Unsplash

Como funciona a Cromoterapia

Essa ciência alternativa defende que cada parte do corpo está ligada a uma tonalidade e corresponde a um Chakra. “Cada cor tem uma vibração diferente e as propriedades terapêuticas de cada uma delas agem nos campos energéticos chamados de Chakras, corrigindo e reativando as energias”, explica a sensitiva Márcia Fernandes.

A aplicação direta de cada cor tem como finalidade reparar e suprir  qualquer desequilíbrio energético no corpo e, assim, neutralizar aquelas que estão em excesso. Por exemplo, a cor laranja, segundo os estudos, purifica o organismo. Por isso, pessoas com problema de asma e bronquite podem fazer tratamento com este tom.

Segundo Márcia, as vibrações das cores podem ser colocadas no corpo através da luz solar, da luz artificial, alimentos, líquidos, mentalização ou, até mesmo, através das roupas, ambientes, uso de pedras e cristais.

Saiba o tom que dá mais energia a você de acordo com o seu signo.

♈ Áries: vermelho.
♉ Touro: verde e rosa
♊ Gêmeos: azul-claro e rosa.
♋ Câncer: branco.
♌ Leão: laranja.
♍ Virgem: azul-marinho.
♎ Libra: variações de rosa.
♏ Escorpião: roxo.
♐ Sagitário: tons vivos de azul.
♑ Capricórnio: preto e cinza.
♒ Aquário: verde.
Peixes: verde-água.

Consultoria: Márcia Fernandes, sensitiva

LEIA TAMBÉM:

Os comentários estão desativados.