Conheça os Pretos-Velhos: entidades porretas que abrem seus caminhos

Conheça os Pretos-Velhos: entidades porretas que abrem seus caminhos

Conheça os Preto-Velhos, entidades sábias da Umbanda que um dia viveram como nós e hoje nos ensinam a humildade e a generosidade

Conheça os Pretos-Velhos
FOTO: Pixabay

Os Pretos-Velhos são algumas das entidades mais carismáticas da Umbanda. Muito sábios, dominam diversos elementos da natureza. Desfazem demandas, embora pareçam extremamente calmos e serenos, pois têm luz divina espiritual que emana de Deus. Conheça os Pretos-Velhos, se proteja do mal e abra seus caminhos.

Conheça os Pretos-Velhos

Quando falamos de Pretos-Velhos ou Pretas-Velhas, temos a noção de negros encurvados, com cabelos brancos, fumando seus cachimbos e dando seus passes com terços, com arruda, guiné e alecrim. Mas é importante ressaltar que “velho”, na sabedoria africana, era aquele que tinha muita experiência em algo apesar de sua idade. Sendo assim, quando nos deparamos com um Preto-Velho na Umbanda, ele ou ela não são necessariamente velhos, mas possuidores de uma sabedoria ancestral. Portanto, Pretos-Velhos e Pretas-Velhas são ancestrais que voltam como espíritos para orientar quem está por aqui.

Conheça os Pretos-Velhos

Ilustração: Antônio José Spirandelli/Colaborador

Bem estar para o corpo e a alma

Estar diante de um Preto-Velho ou de uma Preta-Velha nos dá a sensação de paz, são inspiração de sabedoria, com seus conselhos sempre ponderados e acolhedores. Eles nos ensinam que tudo passa, que nada é permanente. São espíritos que curam, fazem milagres, dão alento, nos ensinam sobre o amor, a fé, a humildade, a esperança, a festejar a vida enquanto estamos vivos e nos mostram a recompensa que vem depois.

Manifestação dos Pretos-Velhos sob influência dos Orixás

Ao frequentar o terreiro, cada pessoa descobre qual o seu Orixá com a ajuda do pai ou da mãe de santo. Os Orixás são deuses africanos que correspondem os eventos e elementos da natureza. Já os Pretos-Velhos e Pretas-Velhas, são entidades que têm como principal lição de vida a humildade, simplicidade e generosidade. Eram escravos negros que se tornaram espíritos evoluídos e hoje ajudam todos aqueles que a eles recorrem.

Conheça os Pretos-Velhos

FOTO: Pixabay

Nos terreiros, durante os rituais, os médiuns incorporam Pretos-Velhos e podem fazer isso de acordo com as vibrações de determinado Orixá. Na Umbanda, assim como no Candomblé, cada devoto possui um Orixá de cabeça, sendo assim, cada médium manifestará seu Preto ou Preta-Velha de acordo com a vibração emanada por aquele Orixá.

Veja essa relação entre Pretos-Velhos e Orixás:

 

LEIA TAMBÉM

Consultoria: Ricardo Leão, Babalorixá | Edição: Nathália Sousa/Colaboradora | Design: Abel Malinverno e Sabrina Bigella /Colaboradores

Os comentários estão desativados.