Autoconhecimento

Saiba como lidar com a frustração e viva melhor

Por Renata Prado 26/06/2020 ÀS 14H52
Lidar com as frustrações é um caminho para ser mais feliz Lidar com as frustrações é um caminho para ser mais feliz - Crédito: Rodolfo Quirós/Pexels

Hoje vamos falar de um assunto que mexe com muitos de nós e afeta tanto as crianças quanto nós, adultos: a frustração.

Mas, o que é a frustração?

É quando temos nossos desejos, metas e objetivos não atendidos. Com isso, ficamos chateados e, por não saber lidar com isso, entramos em um processo de autossabotagem.

É criar uma expectativas e ilusões em relação a algo e, quando aquilo não sai da forma que você criou na sua mente, você se frustra.

Um dos primeiros passos para saber lidar com a frustração é ter a clareza de que "não" é "não" desde criança. Para isso, precisamos ensinar às nossas crianças a se frustrarem - isso é super saudável e irá ajudá-la no futuro.

Mas, você pode pensar: “Não concordo. Como posso deixar meu filho chorando, triste, frustrado?”

É importante que você entenda de uma vez por todas que nem sempre estará por perto e que, sim, é importante demais que a criança aprenda a lidar com os nãos e que se frustre. Assim, ela irá saber direcionar a vida adulta e lidar com os conteúdos de forma mais equilibrada, desenvolvendo habilidades e ferramentas para lidar com seus desejos, pulsões e emoções.

Quando a criança aprender a se frustrar, ela terá mais inteligência emocional para conduzir a vida adulta. Contudo, é claro que há necessidade de adotar uma boa conversa e deixar que a criança argumente com sabedoria, sem birras e explique o por quê não pode.

Uma criança que não aprende a ouvir "não", não consegue lidar com a frustração e com as lambadas que a vida dá. Então, quando começa a viver situações difíceis e nada dá certo, a primeira coisa é entrar na depressão, nas dores e tudo isso se dá porque não aprendemos a elaborar e nem organizar esse conteúdo em nós.

Na maioria das questões do nosso dia dia, lidar com a frustração faz parte do caminho para quem quer ter um diferencial e alta performance; quando temos isso bem organizado em nós, colocamos mais empenho naquilo que queremos realizar. Então, frustrar é importante e saudável.

Lembre:se: ensinar seu filho a lidar com isso desde pequeno é uma forma de amor!

Crianças que não aprender a se frustrar, se tornam adultos com emocional frágil, que não sabem lidar com os términos de relacionamento, com amores não correspondidos, com "nãos" na vida profissional, com dificuldades nas relações interpessoais, amizades e por aí vai - e tudo isso porque não aprendeu a lidar com a frustração na infância e nem mesmo desenvolveu a resiliência.

Como lidar com a frustração na vida adulta?

Primeiro, respire!

A respiração ajuda a equilibrar a química no nosso organismo.

É importante que você entenda que precisa aprender a lidar com a frustração para poder melhorar a sua qualidade de vida; encare como um oportunidade de crescimento, como um desafio a melhorar a cada dia.

Todos nós passamos por níveis de frustração e como encaramos essas questões é como vamos direcionar nossa vida.

Desenvolva a resiliência

Resiliência é a capacidade que temos para lidar com situações, nos adaptar às mudanças, superar os obstáculos e sair muito mais fortes das dificuldades.

Trabalhe o autoconhecimento

É muito importante que você se conheça e desenvolva a inteligência emocional e entenda mais sobre quem você é. Isso irá te ajudar na autoconsciência e na autoimagem, te ajudando no resgate do seu poder pessoal e na sua realização.

Busque por ajuda de um profissional

Muitas vezes nos sentimos sozinhos sem saber como lidar com aquilo que nos acontece. Saiba que um profissional qualificado poderá te ajudar a tomar consciência de quem você é e te elucidar sobre as complexidades das emoções que nos afetam.

A frustração é parte integrante de quem nós somos; é normal ter que lidar com ela. Devemos aprender a lidar com esse aspecto, entender que nem sempre tudo dará certo todos os dias. Aprenda a lidar com os erros, tenha tenacidade para transformar toda e qualquer situação.

Pessoas de alta performance usam as frustrações como desafios e extraem o melhor de si. Seja você também sua melhor versão!

Não deixe as frustrações dominarem você; domine-as. Faça dos erros uma oportunidade para crescer. Na vida, erra quem não sabe lidar com seus fracassos.

- Augusto Cury

Texto: Renata Prado - Terapeuta holística e oraculista

Instagram: @renataprado.terapeuta

LEIA TAMBÉM:

02263