Notícias

Quarentena em família: Como acalmar crianças em casa

Por Larissa Silva 26/03/2020 ÀS 11H11
Aproveite o momento para se aproximar dos filhos Aproveite o momento para se aproximar dos filhos - Shutterstock

Crianças têm energia de sobra e quem mais sabe disso são os pais. Mas, como acalmar crianças em casa, sem poder sair para nada? É quase uma missão impossível! Porém, por mais difícil que seja, é essencial achar saídas para distrair a criançada e mantê-las dentro de casa neste período de quarentena.

Para te ajudar nessa tarefa, selecionamos algumas atividades para crianças de todas as idades se divertirem e ficarem longe de confusão. De quebra, ainda preparamos um plano B: se essas sugestões não funcionarem, as simpatias podem te dar uma mãozinha para acalmar as crianças!

Ideias de como acalmar crianças em casa

Brinquedos diferentes

O que há de especial em uma caixinha de leite? Deixe de lado o mundo real e utilize a imaginação! Fazer brinquedos com embalagens ou utensílios de casa é uma maneira de distrair as crianças e desenvolver o lado criativo delas. Pegue alguns objetos sem uso, cola, adesivos e canetinhas e deixe tudo nas mãos dos pequenos. Se puder, entre também na brincadeira e participe da montagem dos novos brinquedos - essa aproximação fará toda diferença para as crianças.

Jardinagem

Um cantinho com terra em casa ou até um pequeno vaso já é o suficiente para praticar jardinagem com as crianças. Mexer com a terra até pode ser um trabalho "sujo", mas ajuda a estabelecer uma conexão com a natureza desde cedo e mostrar às crianças a importância que ela tem. Compre sementes ou mudinhas e diga para as crianças que elas são responsáveis por cada planta. Boas opções são os temperos, pois eles podem ser usados na comida e isso será aind mais incrível para as crianças.

Pintura em pratos de papel

Abra espaço para os pequenos artistas e deixe que a criatividade deles seja desenvolvida com a arte de pintar em pratos de papel. Para não ter dores de cabeça com futuras bagunças, reserve um espaço da casa para que as crianças possam brincar com as tintas - uma boa dica é forrar a superfície escolhida com jornal ou um plástico para que a atividade não seja mais estressante do que boa para você.

Atividades diárias

As crianças admiram as coisas que os adultos fazem, então permita que elas participem das tarefas diárias da casa. Atividades como arrumar a casa, levar o lixo para fora e cozinhar podem se transformar em brincadeiras divertidas. A ideia é que nenhuma tarefa seja imposta com autoridade, o objetivo é envolvê-las nas responsabilidades de maneira leve e divertida. Participando dos afazeres domésticos elas aprenderão como o trabalho de cada um ajuda a todos da casa e passarão a dar mais valor a cada tarefa.

Simpatias para acalmar crianças

Se você não estiver conseguindo envolver as crianças nas atividades e não sabe mais o que fazer, aposte nessas simpatias e tenha fé no seus resultados. 

Simpatia para filho ser bem comportado

Coloque um brinquedo do seu filho junto à imagem de Nossa Senhora Aparecida por 30 minutos. Em seguida, jogue sobre ele algumas gotas de água benta. Entregue o objeto para a criança e deixe que ela brinque como de costume. Faça isso sempre que achar necessário.

Simpatia para filhos mais calmos

Em uma segunda-feira de Lua Minguante, às 8 horas da noite, escreva o nome do seu filho em um pedaço de papel. Embaixo do nome, anote um Pai-Nosso e uma Ave-Maria. Dobre o papel e diga: “Com o poder da Lua Minguante, todo seu nervosismo e sua impaciência irão desaparecer”. Acenda uma vela branca em intenção ao anjo da guarda do seu filho e guarde o papel dentro de uma Bíblia pelo tempo que quiser. Se tiver mais filhos, repita esse ritual nas noites seguintes, com o nome dos outros.

LEIA TAMBÉM:

01871