Autoconhecimento

10 dicas para combater o estresse

Por Karina Gomes 10/12/2019 ÀS 17H29
combater o estresse

O estresse atinge 90% da população mundial, de acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS). E você sabia que passar por picos de estresse diariamente pode acarretar em diversas doenças como depressão, síndrome do pânico, aumento de peso, crise de ansiedade e até imunidade baixa? Para te ajudar a viver com mais tranquilidade, separamos algumas dicas simples para combater o estresse no dia a dia.

Confira 10 dicas fáceis para combater o estresse

1) Comece a criar uma rotina antes de deitar

Estipule sempre um horário para dormir e evite ficar mexendo no celular ou deixar a televisão ligada quando estiver deitado na cama. Se desligue do mundo pelo menos meia hora antes de descansar para que no outro dia você possa acordar bem. Uma ótima dica, também, é evitar fazer leituras na cama, isso faz com que sua mente trabalhe na hora errada.

2) Afaste os pensamentos estressantes

Ás vezes ficamos presos em pensamentos que não deveríamos e isso faz com que nossa ansiedade aflore. Feche os olhos e respire fundo, pense em algo que você gosta muito e esqueça um pouco esses pensamentos que te estressam.

3) Se alimente melhor 

Pode não parecer, mas se você se começar a se alimentar mais saudável, vai perceber mudanças no seu corpo, na sua disposição e até mesmo na mente. Alimentos pesados te deixam mais cansado e fazem muito mal para a saúde, sendo mais fácil ter picos de estresse.

4) Faça exercícios físicos

Nada melhor do que descontar a raiva em exercícios físicos! O seu corpo vai liberar os hormônios do prazer, deixando-o mais tranquilo e feliz. Escolha algum esporte que mais se identifica e liberte todo estresse que tem dentro de você.

5) Defina metas para não ficar atolado de problemas

Comece a definir metas todos os dias. Uma dica é escrever tudo o que precisa ser cumprido de importante e, sempre que conseguir terminar, fazer um ''risquinho'' em frente. Assim você não ficará estressado por estar "atolado" de coisas para fazer.

6) Use e abuse de óleos essenciais

A Aromaterapia pode te ajudar a manter uma mente melhor. Quando inalamos o óleo essencial, o sistema responsável por emoções, recebe a informação e trabalha naquilo que você mais precisa. Escolha aromas tranquilizantes para os momentos de estresse.

7) Durma bem

Nunca abra mão de uma boa noite de descanso. Dormir bem faz com que possamos recuperar nossas forças para o outro dia. Quando dormimos mal, não conseguimos render e nem raciocinar direito. Sem falar o mal-humor, não é?

8) Seja positivo

Deixe para trás pensamentos negativos e foque nos positivos. Sabe aquela luz no fim do túnel? É atrás dela que você precisa ir.

E você, o que faz para combater o estresse? Conte para gente nos comentários!

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