Notícias

Descubra os benefícios do alecrim para o corpo e a mente

Por Larissa Silva 27/04/2020 ÀS 14H58
Chá de alecrim ajuda na memória e em problemas de digestão Chá de alecrim ajuda na memória e em problemas de digestão - Foto Unsplash

O alecrim é uma erva muito utilizada como tempero, na decoração de receitas e em até em chás. Mas, além de ser super aromático e saboroso, os benefícios do alecrim vão além do paladar e abrangem diversos processos naturais do corpo.

*Atenção: para pessoas com diabetes, hipertensão, doenças inflamatórias da pele, hipertrofia da próstata e grávidas, o consumo dessa erva não é indicado!

Benefícios do alecrim

O alecrim tem uma poderosa ação sobre a memória, colaborando com o processo de concentração e do raciocínio rápido. Problemas como ansiedade, principalmente quando interligada ao estresse, também podem ser aliviados com a utilização do chá de alecrim.

Graças às suas propriedades hidratantes e reparadoras que beneficiam o sistema nervoso, essa erva ainda é uma poderosa aliada da memória dos idosos. Para obter esses benefícios, uma boa dica é utilizar o alecrim por meio da aromaterapia, junto com outros óleos essenciais - como o de lavanda -, uma vez que eles controlam os batimentos cardíacos e diminuem a pressão arterial.

Outra qualidade do alecrim é que ele pode ser ingerido como chá para melhorar o processo natural da digestão. Além disso, essa erva contém substâncias que reduzem a produção de gases e, portanto, combate problemas como azia, gastrite e constipação.

Chá de alecrim

Para aliviar problemas ligados à digestão e para aumentar a sua capacidade de memória, você pode ingerir diariamente o chá de alecrim. Contudo, o consumo excessivo dessa erva pode causar náuseas e vômitos, então as doses diárias devem ser controladas. Seu uso como medicamento não é ideal para mulheres grávidas, para pessoas com histórico de convulsões e com dificuldades de coagulação do sangue.

Receita de chá de alecrim

Coloque quatro gramas de folhas de alecrim em uma xícara de água fervente. Deixe em repouso por 10 minutos e coe em seguida. Beba o chá após as refeições.

Simpatias com alecrim

Adeus à solidão

Costure um pedaço de pano branco em formato de saquinho. Coloque dentro dele um punhado de alecrim e um de sal grosso. Feche com uma linha branca. Na hora do banho, passe esse patuá pelo seu corpo, dizendo: "Sei que sou capaz de atrair alguém para o meu coração. E vou conseguir". Depois, enterre-o longe de sua casa. Essa simpatia pode ser feira uma vez por semana.

Atrair boas amizades

Coloque dentro de uma vasilha uma pitada de noz-moscada em pó, um punhado de açúcar, três folhas de alecrim e três flores de jasmim e misture tudo muito bem. Depois, coloque 2 litros de água fervente, espere amornar e despeje na entrada da sua casa, pensando que a sua vida estará cheia de bons amigos. No outro dia, lave o local em que despejou a mistura, pensando que as energias negativas estão indo embora com a água.

Fazer o dinheiro render

Apanhe do pé um galhinho de arruda e um de alecrim. Guarde-os na carteira ou na bolsa e, quando secarem, jogue em um jardim florido. Repita a simpatia quantas vezes quiser, sem esquecer de lavar bem as mãos após o contato com as ervas.

Afastar a inveja de sua casa

Em 4 litros de água fervente, coloque um punhado de alecrim, um de levante e um de manjerona. Espere esfriar, acrescente uma pitada de sal grosso e coe. Despeje um pouco da mistura na porta de entrada de seu lar. Os restos do preparado devem ser jogados em uma lixeira fora de sua casa.

Controlar o ciúme

Em um vidro pequeno, coloque camomila, alecrim, rosas brancas miúdas (de jardim), açúcar, bolinhas de algodão e o nome da pessoa ciumenta escrito em 21 papéis pequenos dobradinhos. Feche o vidro e diga três vezes: "Equilíbrio e segurança é o que (diga o nome da pessoa) vai sentir de hoje em diante. A paz impera no coração do (repita o nome)". Coloque um papel no vidro (como rótulo) escrito: Paz! Depois guarde onde ninguém o veja.

LEIA TAMBÉM:

01988