Notícias

Xô bad vibes! Confira dicas de atividades para fazer durante a quarentena

Por Larissa Silva 21/03/2020 ÀS 09H27
O que fazer na quarentena O que fazer na quarentena - Shutterstock

A quarentena não pode ser uma desculpa para você ficar parado em casa - e nem deve! Para manter a mente ativa, saudável e o corpo também, é importante que você não fique sem fazer nada. Pra isso, existem diversas opções de entretenimento, seja para fazer sozinho, com o parceiro ou com a sua família. Graças à internet, o que não falta são alternativas para manter a saúde mental e física, além de, é claro, se divertir durante essa pandemia. Assim, entre exercícios em casa e shows online, selecionamos algumas dicas de o que fazer na quarentena.

Para se divertir

Festival Música em Casa

A gravadora Universal Music está promovendo um festival de música por meio do Instagram. Nomes como Di Ferrero, Sandy, Jão, Léo Santana, Vitão, entre outros, estão confirmados para participar desses shows gratuitos online. As apresentações vão rolar do dia 20 ao dia 29 de março. 

Festival #EuFicoEmCasaBR

Uma versão brasileira do festival que está acontecendo em Portugal é o Festival #EuFicoEmCasaBR. Entre os participantes estão Daniela Mercury, Emicida, Maria Gadú, Paulo Miklos, Adriana Calcanhotto e muitos outros nomes da música nacional. Ao todo serão 70 apresentações que acontecerão nos dias 24 e 27 de março, no Instagram e Facebook.

Festival #TamoJunto

Esse festival reune nomes da música brasileira que tiveram seus shows cancelados por causa da pandemia do novo coronavírus. O festival online será transmitido no dia 20 a 23 de março por meio das páginas de cada artista no Instagram e em todas as redes socials do jornal O Globo. Jards Macalé, Scalene e Martinho da Villa estão entre os participantes.

Isolamento Acústico

O musical gaúcho Loop Discos criou o Isolamento Acústico, que transmitirá todos os dias, até o dia 9 de abril, shows de vários cantores por meio do Instagram. Todas as apresentações acontecerão às 22h.

Museus brasileiros

Se você tinha planos de conhecer algum museu brasileiro e precisou cancelar a viagem por causa da quarentena, saiba que agora você poderá visitar o acervo desses lugares sem sair de casa. No site Era Virtual é possível ter acesso a cerca de 40 museus do Brasil e visitar virtualmente cidades históricas apenas por meio do computador ou celular. Essa atividade é perfeita para conhecer um pouco mais a rica cultura do nosso país.

Filmes e seriados

Todo mundo sabe que o catálogo dos streamings como Netflix, HBO Go, Amazon vídeo está repleto de filmes e séries, mas com tantas opções é díficil escolher por qual começar assistir. Então, se você quer algo para relaxar, aposte nos filmes de animação do Studio Ghibli - seu coração vai ficar quentinho com tanta paz que essas obras transmitem. Se você quer opções gratuitas, a plataforma SPCine Play liberou seu conteúdo gratuitamente por 30 dias. Para as crianças, a plataforma Globoplay disponibilizou por um mês 30 filmes infantis, além de diversas séries e as temporadas antigas de Malhação.

Para exercitar a mente

Atendimento grátis de psicólogos 

O isolamento pode provocar nas pessoas sintomas de ansiedade e depressão. Para te ajudar nesse momento, o site A Chave da Questão conta com a presença de psicólogos que podem conversar com você gratuitamente. Se você não está sabendo como lidar com essa situação e se sente sozinho, entre no site e converse com algum dos profissionais!

Livros

Para não ficar sem uma boa leitura durante esse tempo todo, aproveite que a editora L&PM Editores está liberando e-book gratuito por dia sobre assuntos variados. Outra dica é o Pipoca Press, editora independente que está oferecendo uma versão em PDF do livro Terreno, lançado em 2016, que é uma coletânea de textos de 12 autores. A Companhia das Letras também lançou uma nova edição de newsletters com assuntos voltados para o pessoal que está em isolamento. Para ter acesso aos conteúdos é só se inscrever no site da editora e escolher as leituras que mais combinam com seu perfil.

Casa do Saber 

Esse espaço oferece conteúdos em formato online e eventos presenciais. Para ajudar as pessoas nesse momento de quarentena, eles disponibilizaram gratuitamente todos os cursos do aplicativo Casa do Saber On Demand durante 30 dias. Entre os cursos estão assuntos relacionados à literatura, filosofia e psicanálise.

Cursos na Fundação Getúlio Vargas (FGV)

No site da fundação há 55 cursos para aperfeiçoamento profissional. Para acessar, é só entrar no site da FGV e escolher a área que você mais gosta.

LearnCafe

Essa plataforma oferece 160 cursos grátis que você pode fazer durante a quarentena. Entre eles têm os minicursos de culinária, perfeitos para você, que não tem o costume de cozinhar em casa, aprender a preparar desde coisas básicas para o dia a dia até receitas mais elaboradas. 

Para cuidar da saúde física

Aplicativo Nike Training Club

Esse aplicativo para treinos é gratuito e conta com mais de 185 aulas para você não ficar parado enquanto estiver em casa. Você pode montar essas aulas em um plano de acordo com as suas necessidades e objetivos.

Aplicativo de meditação Headspace

A meditação é uma atividade perfeita para quem quer mais tranquilidade e paz interior. Porém, se você é iniciante - ou não - e quer ajuda para meditar, o aplicativo Headspace é uma boa alternativa. Ele oferece diversas aulas de meditação guiada e contém funções para te ajudar a dormir melhor. 

21 dias de yoga 

Uma opção de exercício no YouTube está sendo disponibilizado no canal da Pri Leite. A série 21 dias de yoga é focada no tema "amor próprio". Esses vídeos estão no ar desde antes do começo da quarentena, mas combinam perfeitamente com a situação atual de isolamento social.

LEIA TAMBÉM:

01848