Notícias

Arruda: conheça os benefícios e propriedades dessa poderosa planta

Por Larissa Silva 04/05/2020 ÀS 10H04
Arruda é uma aliada contra a ansiedade Arruda é uma aliada contra a ansiedade - Foto Shutterstock

A arruda é muito conhecida por ter pequenas folhas, uma forte fragrância e um grande poder de limpeza energética. Suas qualidades vão desde a diminuição da ansiedade até a força contra o mau-olhado. Para saber usufruir de seus poderes, conheça os benefícios e propriedades da arruda e saiba como utilizá-la no dia a dia.

Atenção: o ideal é usar o óleo essencial de arruda ou cremes com essa planta. O consumo de chás de arruda, quando em grandes doses, pode causar danos à saúde e não é recomendável para gestantes.

Propriedades da arruda

A arruda é uma plantinha de origem europeia e suas propriedades já são muitos difundidas nas medicinas alternativas. Seus benefícios são explorados desde a antiguidade e, em algumas religiões e no conhecimento popular, ela é capaz de mandar embora energias ruins da casa e das pessoas, como o mau-olhado e a inveja.

Além dos fatores espirituais e energéticos, suas virtudes medicinais devem-se à quantidade de rutina (vitamina P), componente responsável por fortalecer os vasos sanguíneos, e ao auxílio na absorção de vitamina C, que fortalece a imunidade natural do corpo.

Já o óleo essencial de arruda contém substâncias com efeito calmante, como metilnonilcetona, undecanona e metilheptilcetona. Ademais, outros benefícios da arruda têm ligação com suas propriedades analgésicas e cicatrizantes, graças às substâncias quercetina e alantoína.

Benefícios da arruda

Com a presença da rutina e seu efeito de fortalecimento dos vasos sanguíneos, a arruda é eficaz para impedir o rompimento dessas estruturas. Assim, essa planta é ideal para os tratamentos contra as varizes. Para isso, é indicado apostar nos cremes para pele com esse princípio ativo.

O óleo essencial de arruda é muito utilizado em diversos tratamentos alternativos, especialmente para diminuir a ansiedade e o estresse do dia a dia, graças às suas substâncias calmantes - essas mesmas substâncias também contribuem no alívio das dores de cabeça. 

Quantidade ideal do consumo

Mulheres grávidas não podem consumir a arruda. Pessoas que não apresentam problemas de saúde podem ingerir até 30 mg dessa planta por dia. No entanto, o mais indicado é utilizar a arruda apenas por meio dos óleos essenciais, cremes e pomadas.

Vantagens para alma

Muito além das contribuições para o corpo físico, a alma também pode ser agraciada pelas propriedades da arruda. Isso porque ela é capaz de afastar os maus pensamentos, por meio de uma verdadeira limpeza mental - momentos de aflições e tristezas podem ser atenuados com a utilização dessa planta.

Energias que derrubam o bem-estar do ser, como a inveja e o azar, são repelidos pelo poder de proteção da arruda. Para isso, prepare um banho simples com essa planta e o efeito será sentido imediatamente.

Outra dica para manter longe as energias negativas, além do pessimismo, é andar com um ramo de arruda no bolso, na bolsa, na carteira ou até dentro do carro. A planta irá criar ao seu redor um escudo que impedirá a entrada de qualquer mal.

Simpatias com arruda

Afastar o azar

Coloque três ramos de arruda embaixo do seu colchão. Durante 15 dias, sente na cama e tome um copo de água antes de dormir. Passados esses dias, enterre os ramos de arruda em um vaso ou jardim de sua casa. Use o copo como de costume após lavar. Lave bem as mãos após o contato com a arruda, pois ela é tóxica.

Contra os males da saúde

Junte uma folha de arruda, uma de guiné, uma de louro, um cravo-da-índia, um grão de café, uma pedra de sal grosso e um dente de alho e coloque dentro de um saquinho feito com tecido vermelho, fechado com uma linha da mesma cor. Carregue-o em sua carteira ou deixe em um local onde ninguém mexa. Lave bem as mãos após o contato com a arruda e a guiné, pois são tóxicas.

Patuá para abrir os caminhos

Coloque um pequeno galho de arruda em um pedaço de papel. Feche e carregue-o com você.

LEIA TAMBÉM:

02010