Conheça 6 alimentos poderosos para a saúde

Está doente? Vá à feira! Você pode manter sua saúde em dia cuidando bem da sua alimentação. Confira alguns alimentos certeiros que auxiliam na sua sáude

várias frutas e legumes
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Está doente? Vá à feira! Você pode manter sua saúde em dia cuidando bem da sua alimentação. Basta saber escolher os alimentos certos, que previnem ou auxiliam no tratamento de problemas de saúde. Mas, lembre-se sempre que eles não substituem as orientações médicas!

 

Quanto mais colorido melhor

Outra dica importante é variar a cor dos alimentos que consome, já que alguns alimentos da mesma cor possuem benefícios semelhantes.

Amarelos: previnem o aparecimento de doenças nos olhos. Exemplos: melão, banana e milho.

Roxos: combatem problemas no coração e tumores. Exemplos: beterraba, repolho roxo e berinjela.

Verdes: são ricos em fibras, protegem contra o câncer e melhoram a digestão. Exemplo: rúcula, espinafre, coentro e couve.

 

6 alimentos poderosos para a saúde

 

1. Abacaxi

abacaxi cortado

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Regula a pressão arterial e o funcionamento do intestino, auxiliando na digestão. Também tem ação anti-inflamatóriadissolve o catarro dos pulmões.

Dica de consumo: use a parte central da fruta, pois é onde fica concentrada a maior parte dos seus nutrientes.

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2. Berinjela

três beringelas

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Esse legume é rico em fibras e sais minerais, é pouco calórico e tem múltiplas funções. Possui vitaminas A, B1, B2, B5 e C, que são muito importantes para a imunidade, além de cálcio, fósforo, ferro, potássio e magnésio, que dão força aos ossos, auxiliam na memória e desintoxicam o organismo. Outra substância presente na berinjela é a antocianina, que controla o colesterol e o diabetes, e ainda contribui para a perda de pesoprevenção de doenças vasculares e tumores.

Dica de consumo: pode ser utilizada em sucos, sopas e saladas, assada ou grelhada.

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3. Brócolis

cesta de brócolis

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Ajuda a prevenir alguns tipos de câncer, como bexiga, mama e próstata. Ele também impede que as células de gordura inchem.

Dica de consumo: prepare-o no vapor para preservar seus nutrientes.

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4. Couve

folhas de couve

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Esta hortaliça é poderosa para a saúde e tem se tornado famosa por ser ingrediente essencial em sucos detox. Ela é cheia de nutrientes e proporciona muitos benefícios, como: protege o coração, evita problemas de estômago, fortalece os ossos, ajuda no emagrecimento e elimina o inchaço. Também possui vitaminas A, C e K, que tem poder antioxidante e é ótima fonte de fibras.

Dica de consumo: utilize-a na preparação de sucos.

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5. Laranja

laranjas

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O bagaço dessa fruta possui muita fibra e faz com que as gorduras e carboidratos sejam menos absorvidos pelo organismo. Além disso, ela é rica em vitamina C, cálcio, magnésio, potássio e algumas vitaminas do complexo B.

Dica de consumo: utilize a laranja para fazer sucos ou, se preferir, consuma a fruta pura.

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6. Limão

limões

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Queridinho dos nutricionistas, é considerado um alimento funcional, pois possui vitaminas C e do complexo B, sais minerais e tem um alto poder desintoxicante. Ele ainda aumenta a produção das células de defesa, que auxiliam contra inflamações. Essa fruta potencializa o sistema imunológico, além de ser fonte de nutrientes como potássio, magnésio, cálcio e fósforo. Pode reduzir sintomas de gripes, resfriados, estresse e envelhecimento precoce da pele. Ele também é eficaz contra o câncer e evita doenças nos olhos e o risco da pessoa ter um acidente vascular cerebral (AVC).

Dica de consumo: use a fruta fresca em sucos, tempero para saladas ou pingue algumas gostas em chás. Para prevenir tumores, aposte em óleos produzidos com a casca do limão. Você também pode bater a fruta inteira no liquidificador, ou ralar a casca e usá-la como tempero para carnes.

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Texto: Laís Bianquini/Colaboradora e Natália Dário / Consultoria: Bruna Murta, Greice Baggio, Paula Ribeiro e Talitta Maciel, nutricionistas / Edição: Marcos Cardinalli/Colaborador / Design: Roberta Lourenço e Alexandre Sueishi