A quaresma se inicia, após o carnaval e são os 44 dias que antecedem a ressurreição de Jesus Cristo. Antes durava 40 dias, mas o Sumo Pontífice Paulo VI ampliou o período há alguns anos atrás. Existem várias tradições comuns desse período.
Assim, pensando nisso, resolvemos relembrar tradições antigas e típicas da quaresma que você pode ou não conhecer. Veja a seguir:
Quaresma: costume de cobrir espelhos
Certamente você viu sua avó ou até mesmo sua mãe cobrindo ou guardando os espelhos no período da quaresma. Os espelhos são portais para outras dimensões e como no período quaresmal estamos mais sensíveis a energias e vibrações negativas, muitos têm esse costume de cobrir ou guardar os espelhos.
Cobrir santos
Santos católicos são cobertos no período da quaresma com um pano roxo. É uma forma de solidariedade e união profunda a paixão de Cristo. Não é como luto, é um momento de reflexão. Cruzes são cobertas na quarta-feira de cinzas e descobertas na sexta-feira santa. Já os santos têm os panos retirados na vigília pascal.
Quaresma: jejum de carne vermelha
O jejum acontece no começo da quaresma com a quarta-feira de cinzas e no final com a sexta-feira santa. Ovos, peixes e laticínios podem ser consumidos normalmente.
Evitar falar palavras negativas
Até fora da quaresma é importante evitar xingamentos, palavras negativas, pois elas possuem baixa vibração e atraem coisas ruins para quem fala. Não fale principalmente a palavra desgraça. Ela significa a falta de benção divina. E é o contrário de graça, que significa dádiva, dom, benefício.
Parar hábitos de limpeza e vaidade na semana santa
Antigos não varriam a casa, não penteavam o cabelo e não tomavam banho na semana santa. Tudo em respeito a Virgem Maria, mãe de Jesus, se pensava que uma mãe que perdeu seu filho não faria isso e por isso existia o costume.
Não ouvir ou cantar músicas
Em respeito a reflexão sobre a paixão de Cristo não se escuta ou canta músicas até o final da quaresma.
Abstinência de sexo
No período da quaresma as pessoas devem fazer jejum de coisas que gostam de fazer, de alimentos que gostam de consumir e ou até hábitos. Por isso, algumas pessoas escolhem não ter relações nesse período.